:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

20 de agosto de 2019 • 14h50 • atualizada 20 de agosto de 2019
Como realizar o sonho de empreender

Como realizar o sonho de empreender

Mercado de Trabalho

Ao longo dos últimos anos, a vontade de empreender tornou-se um fenômeno no país! Segundo a pesquisa Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada em parceria com o Sebrae em 2016, abrir o próprio negócio é o quarto maior sonho entre os brasileiros. Isso significa que o empreendedorismo é uma meta considerada maior que o desejo de conquistar um diploma no ensino superior ou viajar para fora do país, por exemplo. 

Tal espírito empreendedor ganhou destaque sobretudo entre os jovens. A faixa etária entre 25 e 34 anos está entre a mais representativa quando o assunto é a vontade de abrir o próprio negócio. Mas afinal, como tirar esse sonho do papel e torná-lo realidade? Neste post, nós listamos algumas dicas para ajudar você nesse processo. Confira!

Especialize-se

Antes de dar início ao seu negócio, é essencial ter a certeza de que você está preparado para tomar boas decisões na hora de empreender. Portanto, procure cursos voltados à área da sua futura empresa e também aqueles que envolvem gestão de negócios, controle financeiro e até mesmo recursos humanos. É imprescindível aliar o seu conhecimento técnico à base necessária para transformar o seu negócio em uma empresa de sucesso; por isso, procure se especializar nas áreas em que você tem pouco conhecimento, formando a expertise necessária para gerir o seu novo negócio corretamente. 

Prototipe a sua ideia

Um bom empreendedor não deve ficar parado, e sim sair em busca de oportunidades para transformar os seus projetos em realidade, certo? No entanto, antes de dar o primeiro passo, certifique-se de que o seu negócio tem potencial para crescer e se desenvolver no futuro. Aproveite este momento inicial para prototipar o seu negócio, ou seja, elencar características-chave, como o panorama atual do mercado, quais os seus diferenciais diante dos demais concorrentes e a quantidade de capital que você tem disponível para investir, por exemplo. 

Planeje e se prepare!

O planejamento é uma etapa fundamental essencial para garantir que o seu negócio crescerá e terá a infraestrutura adequada. Sendo assim, faça um bom plano de negócios, descrevendo a sua nova empresa e os seus diferenciais, elencando quem são os seus concorrentes e com quais fornecedores você irá negociar. Dessa forma, você poderá traçar os seus planos para o futuro a curto, médio e longo prazo. Além disso, não deixe de entender o mercado atual, avaliar as opções de financiamento e colocar toda a documentação necessária em dia. 

Fomente o debate e atualize-se sempre

Um dos principais elementos para garantir o sucesso e o crescimento de um negócio é estar aberto às novas ideias. Dessa maneira, fomentar o diálogo entre os sócios e todos os colaboradores da sua empresa pode criar um espaço repleto de ideias, soluções e debates inteligentes. Outro ponto fundamental para o sucesso do seu empreendimento é estar sempre atualizado e atento às tendências do mercado, ou seja, você deve dominar o nicho de atuação do seu produto ou serviço e sempre adaptá-lo para se destacar diante da concorrência. 

Esteja atento às demandas dos clientes

Apesar de já ser uma dica comum para os empreendedores que estão começando, é sempre importante ressaltar a necessidade de ouvir os clientes e pensar em respostas ágeis para solucionar os seus problemas e demandas. Consumidores insatisfeitos podem comprometer a imagem da sua marca, causando contratempos. Portanto, valorize os seus clientes e busque sempre satisfazê-los! Além disso, é interessante desenvolver abordagens diferenciadas, criando experiências individualizadas e fidelizando os seus clientes - mesmo entre os negócios 100% on-line.

Bônus: acredite em você!

Se você tem o sonho de empreender, é hora de agir! É necessário criar as novas oportunidades e buscar ações efetivas para alcançar a sua meta. Abrir o próprio negócio é um ato que envolve uma série de novos obstáculos. Por isso, tenha sempre uma atitude positiva e acredite no seu potencial para encarar essa jornada! Nesse sentido, desenvolver a sua inteligência emocional pode ser uma característica-chave para impulsionar você em direção ao sucesso. Aqui no blog, nós já contamos como ela pode te ajudar

Com muito planejamento, estudo e cuidado, o sonho de empreender e abrir o seu próprio negócio pode se transformar em uma realidade! Se você está buscando dicas para tirar as ideias do papel, aproveite a visita ao nosso blog e confira outros posts com algumas que podem ajudar você! 

7 cursos para ajudar na hora de empreender

As características que todo empreendedor de sucesso deve ter

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu