:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

22 de agosto de 2019 • 15h39 • atualizada 22 de agosto de 2019
Dicas para perder o medo de errar no mercado de trabalho

Dicas para perder o medo de errar no mercado de trabalho

Mercado de Trabalho

Mesmo que a gente tenha consciência de que errar é humano, temos medo de cometer erros, principalmente dentro do nosso ambiente profissional. O mercado de trabalho é exigente e competitivo, o que causa pressão para fazermos sempre o melhor e nos mantermos empregados, mas não será um deslize que acabará com todo o seu caminho. Reunimos alguns motivos para você perder o medo de errar e, se falhas acontecerem, evoluir com elas!

O medo compromete a inovação

Sentir medo limita a nossa criatividade por acharmos que o resultado final não vai ser bom, sem mesmo colocar as ideias em prática. Criar algo novo pode ter alguns obstáculos pelo caminho, mas há como aprender e crescer com os erros! Em grandes empresas, muito produtos criados não fizeram sucesso, mas com persistência e sem medo de colocar as ideias em jogo, os projetos mais incríveis dão certo. 

Contorne as situações

Ser resiliente, ou seja, saber enfrentar situações e não se abalar com isso, é uma das características que as empresas buscam em seus candidatos. Se um erro foi cometido e seu chefe teve uma conversa mais séria com você, assuma o erro, aprenda e dê o seu melhor na próxima oportunidade. Você é capaz de mostrar o seu melhor para a empresa! 

Não se preocupe (tanto) com os erros 

As chances de você permitir que pequenos erros te deixem preocupado e estressado além da conta, por focar em realizar um trabalho perfeito, são grandes! Atente a como essas preocupações atrapalham sua produtividade, assim você evita perder prazos ou esquecer pontos importantes para um projeto por colocar suas energias em uma tarefa só. Tire da sua cabeça a autopunição quando você cometer erros; dessa forma será mais fácil encontrar a satisfação profissional. Você verá o desafio de cumprir as tarefas de forma mais positiva, a relação com os colegas de trabalho ficará melhor e a confiança no seu trabalho aumentará.

Assuma seus erros e aprenda com eles

Não coloque a culpa dos erros nos outros; assuma-os, como já falamos no tópico acima. Você ficará sem peso na consciência, além de mostrar que é um profissional honesto e disposto a não repetir a situação. Assumir as consequências mostra maturidade. Além disso há o famoso clichê “é errando que se aprende”, que vale para o trabalho e para a vida pessoal. Pense no que você poderia ter feito de diferente e, caso fosse a responsabilidade de mais uma pessoa, pense no que os outros poderiam ter feito de diferente também.

Liste suas qualidades

Pense nas coisas que você gostou de fazer e fez muito bem em sua vida, tanto na área profissional quanto na vida pessoal. Coloque os seus feitos no papel e reflita sobre eles, assim você trabalha a sua autoestima e afasta qualquer tipo de julgamento sobre você mesmo. É importante que você se valorize, veja como é capaz de realizar grandes feitos, e entenda suas competências, capacidades e habilidades para perder o medo. 

Evite se comparar

Quando você se compara aos seus colegas de trabalho ou a pessoas de outras empresas, esquece que todos nós somos únicos e temos qualidades, defeitos e outras características que necessitam de melhorias. Você é um e seus colegas são diferentes; cada um tem sua própria história, pontos de vistas, modo de agir… É legal você entregar resultados diferentes dos outros, compartilhando ideias únicas e mostrando a sua personalidade, já que você tem seu jeito para alcançar os objetivos desejados para empresa. 

Busque aperfeiçoamento 

O processo de aperfeiçoamento pessoal e profissional é um caminho essencial para construir e reforçar ainda mais a confiança em si mesmo para realizar os seus projetos. Aprimorando os seus conhecimentos e habilidades por meio de cursos, workshops e eventos, ficará mais claro o quanto você é capaz de atender as suas próprias expectativas e as da empresa. Além disso, é mais uma oportunidade para perder a insegurança que te impede de evoluir! 

A maioria das pessoas tem medo de errar por achar que o resultado disso será a demissão. Se o seu erro não comprometeu o sucesso da empresa, a preocupação com isso não será tão grande. Uma conversa e um feedback serão válidos para que você aprenda com a situação e não cometa o mesmo erro novamente. Errar é humano, e as corporações têm consciência disso. Siga as dicas que passamos, fique tranquilo e tenha muito sucesso no seu trabalho. 

Gostou desse post? Acompanhe nosso blog para saber mais dicas sobre o mercado de trabalho: 

Qual o melhor caminho para alcançar cargos mais altos?

Habilidades interpessoais: 4 coisas que você precisa saber

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu