Qual a diferença entre mentoria e coaching?

Você sabe quais são as diferenças entre coaching e mentoring? As duas palavras parecem ter o mesmo significado, mas cada uma possui a sua metodologia de ensino. Mas o objetivo desses conceitos é o mesmo: desenvolver o potencial dos clientes para alcançar o resultado desejado na área em que eles atuam, porém seguindo abordagens distintas. Além disso, esses métodos de treinamento aprimoram fatores que interferem no caminho para o sucesso profissional e as realizações pessoais. Acompanhe o texto para entender melhor a diferença entre mentoria e coaching!

Qual a diferença entre MENTORIA e COACHING?

No coaching o profissional não precisa ser mais velho e ter mais experiências que o seu cliente, e não diz o que deve ser feito. Nesse método, o intuito é incentivar as reflexões e a ter novas perspectivas sobre a carreira e a vida, realizando técnicas de coaching que priorizam o autoconhecimento e a evolução pessoal. Assim é possível compreender quem realmente somos e instigar respostas dentro de nós que mudem a nossa vida. Desenvolvendo as habilidades pessoais e mudando estratégias de um grupo ou de uma pessoa, o coaching orienta no estabelecimento e planejamento de metas para atingir objetivos.

Na mentoria, o profissional que aplica esse método é mais velho e experiente, assim tem a responsabilidade de passar conhecimentos adquiridos e repassar as experiências da sua vida profissional aos mais jovens, além de ajudá-lo nas questões sobre carreira. Outra diferença é em relação ao tempo: a mentoria não possui um tempo para acabar, já que depende da evolução do mentorado. Já o coaching define o tempo, em média de três a seis meses.

O que é coaching?

O coaching é um método de treinamento que envolve uma conversa entre o cliente e o coach, o treinador, em que há a orientação sobre o processo de produção para alcançar o resultados desejados, com base em análises da neurociência, da psicologia e da administração. As sessões de coaching podem ser realizadas toda semana, quinzenalmente ou uma vez por mês. Nelas, o coach mostra as tarefas que ele e o cliente definiram para alcançar as metas dentro de um prazo determinado, por meio do desenvolvimento das habilidades e competências pessoais. Nesse processo, o cliente deve ter foco e estar empenhado para realizar ações efetivas, sempre buscando a autonomia e o autoconhecimento. Para atuar, é importante que o profissional de coaching possua certificados de centros capacitados e aprovados pelos órgãos de coaching, além de ser credenciado.

O que é mentoria?

A mentoria, ou mentoring em inglês, tem foco em formar os funcionários de uma empresa atuando a partir dos conceitos definidos pela mesma. Normalmente, o mentor faz parte da corporação, mas é mais experiente no meio profissional e pode compartilhar as suas vivências e aprendizados com as outras pessoas da empresa, principalmente os mais jovens, levando-os a aprimorar os conhecimentos técnicos para evitar erros e, assim, chegar ao mesmo lugar do seu mentor. Os ensinamentos são voltados para o viés profissional, mas nada impede que sejam aplicados na vida pessoal dos clientes.

O mentor que irá compartilhar as experiências e habilidades profissionais não precisa fazer um curso específico de mentoria, ao contrário do coach, que precisa de uma certificação. Isso porque ele construiu a sua carreira pelos seus esforços e viveu muitas coisas que foram resultados do desenvolvimento profissional.

Entender a diferença entre mentoria e coaching não é difícil, certo? E agora fica fácil decidir qual método de treinamento é mais adequado para você ou para os funcionários da sua empresa!

Confira outros posts sobre mercado de trabalho no nosso blog:

Como ter mais confiança no trabalho?

5 livros sobre carreira que você PRECISA ler

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.