6 dicas para ter agilidade no trabalho

As empresas estão, cada vez mais, em busca de funcionários que tenham agilidade no trabalho, seja para trabalhar presencialmente ou em home office. Ter rapidez e flexibilidade nas atividades do dia a dia, além de encontrar boas soluções e saber trabalhar em grupo, são requisitos essenciais para ingressar no atual mercado de trabalho. Para ser ágil no trabalho, é importante dominar as suas funções na empresa. Quer algumas dicas de como fazer isso? Então, acompanhe o texto!

Planeje seu dia

Quando você segue uma rotina bem planejada, é possível economizar tempo. Uma dica para isso é dividir o dia em partes. Pegue 5 minutos de trabalho para organizar o dia e definir os prazos para finalizar as tarefas - pode ser de hora em hora (se necessário). No fim do expediente, lembre-se de tudo o que foi feito, identifique o que ficou pendente e coloque essas atividades para o começo do dia seguinte. Por exemplo, na primeira hora do dia, você pode responder e-mails, realizar telefonemas, ver pendências e conversar com seus colegas de trabalho. Para avançar para as próximas atividades, você pode colocar alarmes.

Adote hábitos

Mesmo fazendo o planejamento de trabalho antes de começar o dia, é importante lembrar de encaixar as tarefas que devem ser feitas diariamente, como checar os e-mails. Quando você planeja as tarefas no começo do expediente, você não perde tempo decidindo a ordem das tarefas durante o dia. Construir hábitos de trabalho e criar uma rotina diária baseada neles facilita no processo e finalização das tarefas, tendo mais agilidade e otimização do tempo de trabalho.

Monte uma checklist

Criar listas de tarefas também é uma ótima forma para ter agilidade no trabalho. Uma checklist permite que você priorize um trabalho e não o deixe se perder ao longo do dia, além de não deixar nada cair no esquecimento. Faça essa lista em um papel, numa agenda ou no computador. Caso apareça um imprevisto, reorganize a lista, e ao concluir as tarefas, risque-as ou faça marcações.

Não procrastine!

Durante o dia, podem aparecer aquelas tarefas não tão agradáveis de serem realizadas e, com isso, você pode ficar menos motivado. Então a dica é começar por elas! Assim você terá mais tempo para se dedicar a algo de que gosta mais. Evite qualquer tipo de distração para concluir rapidamente a tarefa e ter mais tempo para outras atividades.

Tenha controle das tarefas

Para não ficar estressado ou desconcentrado, tome o controle das tarefas que serão realizadas. Para ser mais ágil no trabalho, encare tudo o que deve ser concluído e não deixe as atividades se acumularem, nem planeje fazer coisas em excesso para o seu dia. Priorize as tarefas, mantenha os seus compromissos e seja eficiente nas atividades!

Faça intervalos

é importante fazer pequenas pausas entre uma atividade e outra durante o período de trabalho. Isso pode ajudar a manter a produtividade e a qualidade dos resultados. Por isso, faça um lanchinho, tome um café… Além disso, quando finalizar o dia de trabalho, desligue-se totalmente das tarefas! Reserve um tempo para si após o trabalho, principalmente aos finais de semana; assim você volta à ativa no começo da semana com mais ânimo!

Essas são as dicas da Microlins para você ter mais agilidade durante o período de trabalho! Quer ler mais sobre produtividade e organização profissional? Acompanhe o nosso blog:

Trabalho remoto: como se dar bem trabalhando em casa?

Como montar um portfólio profissional?

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Acesse o nosso site e saiba mais sobre a marca.