:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

22 de janeiro de 2019 • 11h00 • atualizada 22 de janeiro de 2019
7 dicas para falar melhor em público

7 dicas para falar melhor em público

Organização pessoal

Subir no palco, colocar alguns slides no telão e começar a falar é algo que assusta muita gente. A tremedeira e a insegurança estão presentes, e às vezes a voz nem sai. Saiba que sentir um certo nervosismo é até normal, e com o tempo você irá gostar disso. Porém, falar em público pode ser muito mais tranquilo do que você imagina, principalmente se você seguir as nossas dicas.

Estudar e fazer cursos de oratória

Falar bem em público não é apenas um talento nato, muito menos algo que a pessoa só chega e faz. Na verdade, é uma habilidade possível de ser desenvolvida à medida que você estuda para tal. Há uma série de técnicas para projetar a voz e construir um discurso com sentido, bem como questões importantes relativas à linguagem corporal e à postura perante o público.

Há cursos criados para te ensinar os métodos da oratória. Aprender a transmitir suas ideias aos outros de maneira organizada e articulada não é importante apenas para suas palestras, mas também ajuda a perder a insegurança de expor seus pensamentos no ambiente de trabalho, por exemplo.

Treine em casa

Aprender a discursar em público exige muito treino. É preciso se acostumar com tudo que envolve a situação: preparação, nervosismo, linguagem corporal, articulação de ideias e a reação do público, por exemplo. Comece em casa, falando consigo mesmo diante do espelho, ou andando pela sala enquanto discursa!

Se for possível, pegue uma câmera e filme-se enquanto fala. Depois assista às gravações e atente aos principais pontos que precisam de melhora. Com o tempo, reúna pessoas que te deixam confortáveis - como amigos e familiares - e treine sua capacidade de oratória com elas. Praticar apenas sozinho pode deixar sua fala um pouco travada, além de não contar com a reação e com o feedback de outras pessoas.

Prepare-se para falar

Às vésperas de uma palestra ou apresentação, prepare-se o quanto puder. Estude bastante sobre o que irá falar; afinal, demonstrar propriedade no assunto é um recurso fundamental para ganhar confiança. Conheça o seu público, entenda as preferências e o que eles estarão esperando do seu discurso. Mantenha sempre o uso formal do português, mas adapte a linguagem ao contexto em que irá discursar.

Não é preciso escrever no papel tudo o que irá dizer -  isso só contribuirá para deixar sua fala mais travada. Porém, você pode criar um pequeno roteiro com frases, datas e qualquer outro dado que te ajude a se guiar pelas ideias centrais do seu discurso.

Seja criativo

Empregue os conhecimentos adquiridos no curso para montar seu próprio estilo discursivo. Junte diferentes técnicas e construa um método interessante tanto para o seu público quanto para você mesmo. Nesse sentido, aposte em recursos gráficos e em vídeos, por exemplo. Contar histórias e criar narrativas também é um bom jeito de engajar as pessoas e transmitir suas ideias de maneira ilustrativa.

Aja naturalmente

Por mais que o palco, as cadeiras e pessoas te olhando assustem um pouco, falar em público não passa muito de uma conversa normal. De fato, a oratória pede uma dedicação maior para a criação de falas coerentes e o emprego de uma notação firme, mas no fim é um diálogo. Assim, é fundamental que você não adote um estilo “mecânico”, como se estivesse acima do restante. Pelo contrário, procure soar o mais natural possível. Além de dar fluidez ao discurso, a naturalidade ainda ajuda a criar um vínculo maior com os indivíduos que te ouvem.

Frequente palestras

Uma boa maneira de aprender a falar em público é ver pessoas falando em público! Assim você conhece diversos estilos e vê o emprego prático dos recursos aprendidos nas aulas de oratória. Para isso, frequente palestras, feiras, simpósios e qualquer outro evento que contribua para te dar essa vivência com pessoas discursando ou expondo suas ideias aos demais.

Não fique com tanto medo

Saber falar em público é algo muito importante que te ajuda em diversas situações, tanto pessoais quanto profissionais. Porém, não quer dizer que você precisa colocar no discurso um peso bem maior do que o necessário. Um erro aqui e outro ali acabam passando batidos e, no fim, você só está conversando com os outros, nada muito além disso!

Além do mais, você não precisa ser tão hábil para discursar logo no começo. Com os estudos é possível que você melhore ao longo do tempo, tornando-se cada vez mais confortável para falar para públicos maiores e com mais tempo.

Quer mais dicas para ajudar a alavancar sua carreira profissional? Então continue pelo nosso blog!

Como ter mais motivação profissional

7 hábitos para aproveitar melhor seu tempo

Como ser um profissional criativo e inovador?

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu