Como configurar as margens conforme as normas da ABNT

Fazer um TCC, monografia, artigo científico ou qualquer outro trabalho acadêmico dá trabalho. Além das preocupações comuns à própria tarefa, o autor ainda deve atentar-se em formatar o arquivo para as configurações adequadas às normas da ABNT. Mas não precisa temer essas regrinhas, não! Apesar de numerosas, não há nada muito complicado nelas. Então que tal aprender o que elas são e como configurar as margens de forma adequada no Word?

O que são as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas

As normas usadas para trabalhos acadêmicos e artigos científicos são estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esse órgão é responsável por diversas regras em várias áreas diferentes, desde embalagens e construção civil até meio ambiente e trabalhos acadêmicos. Elas têm o objetivo de padronizar os trabalhos acadêmicos, facilitando não somente a organização do próprio trabalho em si, mas também sua categorização e veiculação em outros meios, como revistas científicas.

Onde elas são usadas?

As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos são usadas em monografias, teses de mestrado, teses de doutorado, artigos de revistas ou periódicos e trabalhos de graduação.

Como configurar as margens conforme as normas da ABNT no Word

Além dos parágrafos todos justificados ao longo do texto e espaçamento entre linhas de 1,5 cm, os trabalhos acadêmicos precisam ter as margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm. Para configurar isso no Word, basta seguir esses passos:

  • No documento em que deseja realizar a configuração, clique em “Layout”.

  • Na seção “Configurar Página”, clique em “Margens”.

  • No final do menu, clique em “Margens Personalizadas”.

  • Já na janela aberta, coloque os valores de tamanho das margens conforme as normas da ABNT. No caso, 3 cm para as margens superior e esquerda e 2 cm para as margens inferior e direita.

  • Caso você queira encadernar o documento, inclua ao menos 1 cm no campo “Medianiz”. Dessa forma, o documento será impresso com um recuo à esquerda para passagem do espiral.

Pronto! Agora as margens do seu documento estão de acordo com as normas da ABNT. Mas não se esqueça de verificar se as outras regras também estão sendo seguidas!

Confira também:

Como fazer um sumário automático no Word

Os melhores atalhos do Word para agilizar o seu trabalho

Venha para a Microlins!

Você procura sucesso profissional? A Microlins é o lugar certo para você! Conheça nossos cursos e acelere ainda mais a sua carreira!