Truques do Word que você precisa conhecer

Considerado um dos editores de texto mais utilizados, o Word integra a seleção de softwares oferecidos pelo Pacote Office, da Microsoft. O programa traz uma gama completa de recursos em um layout simples e intuitivo, proporcionando não só a personalização dos seus arquivos, mas também alguns truques capazes de otimizar o seu dia a dia. Para ajudar você a conhecer alguns desses macetes, listamos aqui aqueles que são bem simples, mas podem fazer muita diferença na sua rotina. Acompanhe!

Traduza textos

Você sabia que é possível traduzir um texto diretamente no Word? Com o trecho selecionado, vá até a guia Revisão, selecione a opção Traduzir e escolha o idioma. Pronto! A tradução irá aparecer no navegador. Vale ressaltar que esta ferramenta também pode ser usada com trechos curtos ou mesmo palavras soltas.

Não se preocupe com erros

O software também possui uma função bem interessante para ajudar você a não cometer erros ortográficos. Para isso, vá até a aba Arquivo, clique em Opções, escolha o ícone Revisão de Texto e altere as Opções de autocorreção de acordo com as suas necessidades - é possível optar entre nenhuma, manual e automática.

Substitua maiúsculas e minúsculas com facilidade

Alterar as letras maiúsculas e minúsculas pode ser extremamente simples usando atalhos. Use a combinação Shift + F3 para deixar todas as letras em caixa alta ou em caixa baixa. O atalho permite ainda uma terceira configuração, na qual as letras maiúsculas aparecem apenas no início de frases, obedecendo às regras gramaticais.

Encontre sinônimos facilmente

O Word também possui uma ferramenta simples e bem usual para evitar a repetição de palavras no seu texto. Quando achar que uma palavra está aparecendo excessivamente, clique com o botão direito do mouse sobre ela e, na pequena janela, selecione o ícone Sinônimos. O programa irá gerar algumas opções de vocabulários que podem substituí-la. Simples, né?

Aprenda a editar arquivos em PDF

Caso você não tenha os recursos Adobe instalados em seu computador, ainda é possível editar um arquivo em formato PDF com a ajuda do Microsoft Word. Basta clicar no arquivo, ainda fechado, com o botão direito e selecionar a opção Abrir com Word. Logo, o arquivo será exibido e você poderá realizar todas as alterações necessárias.

Hifenize o seu texto

A hifenização de um texto pode tornar a sua leitura mais suave e, de quebra, ainda reduzir o seu número de páginas. Para utilizar esta função, vá até a guia Layout da Página e selecione o ícone Hifenização. Na sequência, escolha as opções de acordo com as suas preferências e necessidades.

Navegue rapidamente pelo documento

Rolar pelas páginas de um arquivo extenso usando o mouse pode demandar um pouquinho de tempo, portanto, uma ótima solução é habituar-se a utilizar atalhos de teclado que permitem que você suba e desça as páginas com maior facilidade. Aqui, confira os quatro principais:

Atalho

Função

Ctrl + Alt + Page Up

Voltar para a página anterior

Ctrl + Alt + Page Down

Ir para a próxima página

Ctrl + Home

Voltar ao topo do documento

Ctrl + End

Ir até o fim do documento

Insira comentários

Esta ferramenta pode ser muito útil para os usuários que normalmente dividem as suas produções com outros autores. Para comentar sobre um trecho do documento, selecione o texto e clique com o botão direito do mouse. Depois, clique em Adicionar comentario e descreva, na nova caixinha de diálogo, quais são as suas considerações sobre determinada seleção.

Verifique a compatibilidade do documento

é normal nos depararmos com contratempos ao abrir um arquivo de Word em outra versão do software - seja ela mais nova ou não. Para evitar que isso aconteça, vá até a guia Arquivo, selecione o ícone Informações e, depois, clique em Inspecionar documento. Entre as opções, selecione Verificar compatibilidade. Este recurso permite que você verifique se há problemas de compatibilidade e em quais versões do programa o seu arquivo pode ser aberto.

Conheça os atalhos para formatação de texto

Os atalhos do Word são ferramentas interessantes para ajudar você a formatar o seu texto com maior agilidade. A combinação de teclas permite maior otimização de tempo, já que algumas destas funções ficam um pouquinho escondidas ou podem requisitar mais de um clique. Confira as principais:

Atalho