7 histórias que vão te motivar a realizar seus sonhos

Nem sempre é fácil deixar os medos de lado e ir atrás de realizar os sonhos. Medo de perder, de fracassar, do recomeço, da novidade, de falta de oportunidade... são inúmeros os motivos que paralisam e impedem que sigamos o caminho da realização. Apesar de ser difícil, não é impossível. Às vezes tudo o que precisamos é de um empurrão para tirar as coisas do papel e começar a ter atitudes para concretizá-las.

O sucesso não vem para quem está acomodado. Realizar sonhos está diretamente ligado à vontade de superar obstáculos e à disposição de se reerguer. Hoje trouxemos algumas histórias de famosos para você se inspirar. Confira:

J.K. Rowling

Mãe solteira, falida e recusada. J.K. Rowling, a escritora por trás da trilogia do icônico Harry Potter, teve que ter paciência para conseguir reconhecimento. Ela passou por maus bocados até conquistar o sucesso que tem hoje. Depois de um casamento fracassado, ela entrou em depressão e teve inclusive que depender de auxílio do governo para sobreviver e sustentar a filha. Por mais de 5 anos, ela foi recusada pelas editoras, passou grandes dificuldades e afirma:

"é impossível viver sem fracassar em algo, a não ser que você viva tão cautelosamente, que é como se você nem estivesse vivendo — o que também é um fracasso."

Rowling começou a escrever os livros de Harry Potter para superar o momento difícil que estava passando, e hoje é considerada a escritora mais bem-sucedida da literatura.

Soichiro Honda

Após ser recusado para trabalhar na Toyota, Soichiro iniciou sua própria produção. Desempregado e com a necessidade de se sustentar, o japonês começou a fabricar scooters em sua garagem. Anos depois fundou a Honda, hoje uma empresa multinacional que vale bilhões de dólares. Um dos principais legados que o fundador deixou é marcado no slogan mundial da marca: the power of your dreams, ou seja, “o poder dos seus sonhos”.

Walt Disney

“Sem imaginação” e “falta de boas ideias” foram as palavras que definiram o dono do maior estúdio do mundo por um tempo. Walt Disney passou por diversos jornais, mas nenhum realmente deu certo. Após tentar abrir um estúdio com outros 2 sócios, foi enganado e perdeu tudo. Foi aí que surgiu o icônico Mickey Mouse, o primeiro personagem dos Studios Disney. A partir do surgimento do personagem, a Disney se tornou o principal estúdio de animação do mundo. Pelo visto a falta de imaginação estava em quem não enxergou seu potencial

Seu Jorge

A ginga animada do cantor esconde a história por trás do seu grande sucesso. De família extremamente pobre, ele vagou por diversas profissões desde os 10 anos de idade para ajudar no sustento, perdeu o irmão em uma chacina e se viu forçado a morar na rua durante alguns anos. Tudo mudou quando conheceu o músico Paulo Moura, que reconheceu seu talento e o convidou para participar de uma audição para teatro. A partir desse encontro, a carreira de Seu Jorge decolou. O artista se tornou cantor e ator, e é aclamado em todo o território nacional e conhecido internacionalmente.

Albert Einstein

O alemão Albert Einstein nem sempre teve o reconhecimento por sua genialidade. O físico teve um atraso no desenvolvimento infantil e só começou a falar com 4 anos de idade, bem fora do padrão. Mesmo com todos não acreditando em seu potencial, ele foi capaz de desenvolver teorias utilizadas até hoje e ganhou o Prêmio Nobel de Física. A teoria da relatividade, que define a relação entre o espaço e o tempo, possibilitou diversas descobertas. Einstein provou para todos que era maior do que suas dificuldades e conquistou coisas que poucos conquistaram.

Akio Morita e Masaru Ibuka

Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Sony, também já foi palco de dificuldades. No período após a Segunda Guerra Mundial, surgiu a ideia de criar uma empresa de aparelhos de comunicação por Masaru Ibuka. Amigos de guerra, Masaru Ibuka e Akio Morita, criaram a empresa gigante que é a Sony atualmente. Mas nem sempre foi assim. No começo foram julgados como um verdadeiro fracasso, após desenvolverem uma panela de arroz que não deu muito certo: ela mais queimava do que cozinhava o alimento. Anos depois, a empresa se reergueu e expandiu seu negócio para diversas áreas do mercado tecnológico.

Silvio Santos

O camelô que virou bilionário. Hoje Silvio é um dos maiores empresários do Brasil, mas nem sempre foi assim. Silvio encarou bravamente os desafios e se superou em cada um deles. Para ajudar nas despesas de casa quando adolescente, o apresentador se tornou camelô. Iniciou sua carreira como locutor de rádio e foi subindo de cargo, até se tornar o empreendedor que é atualmente. Silvio Santos já foi considerado um modelo de sucesso pela Forbes.

Olhar para os famosos sem conhecer suas histórias nem sempre mostra a bagagem que possuem para que chegassem no lugar em que estão hoje. Todos tinham sonhos, assim como qualquer pessoa. Dificuldades não devem ser sinônimo de desistência. Citamos 7, mas existem inúmeras histórias de sucesso que servem de inspiração. Pegue esses casos e use-os como combustível para construir suas próprias realizações. Boa sorte!

Veja também outros posts que podem te interessar:

8 livros para quem sonha em ter uma empresa de sucesso

Vocabulário de inglês para viagens

As maiores invenções feitas no Brasil

Aprenda inglês na Microlins!

<s