Qual seu tipo de inteligência?

Ninguém é bom ou ruim em tudo. Talvez você seja um gênio da ciência, mas não tenha habilidades em esportes ou trabalhos manuais, por exemplo. Segundo o psicólogo Howard Gardner, isso acontece porque cada indivíduo tem 8 tipos de inteligência, mas umas são mais desenvolvidas que outras.

Segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida por Howard, uma pessoa não é mais inteligente que a outra, ela apenas domina melhor um tipo de inteligência. Mas quais são esses tipos de inteligência? Elas são classificadas em: corporal, espacial, interpessoal, intrapessoal, linguística, lógico-matemática, musical e naturalista. Entenda cada uma delas!

Inteligência CorporalInteligência Corporal

Se você é capaz de usar seu corpo e seus movimentos para solucionar problemas ou criar, então sua inteligência corporal é mais desenvolvida. Provavelmente você é bom em expressar sentimentos e ideias por meio do seu corpo, além de ter boa coordenação, flexibilidade e velocidade.

Profissões que exigem essa inteligência: dançarinos, atletas, artesãos e educadores físicos.

Inteligência EspacialInteligência Espacial

Aquelas pessoas que têm a habilidade de compreender espaços e dimensões apenas com um olhar e sem precisar realizar cálculos, além de se localizarem facilmente com mapas, têm a inteligência espacial aguçada.

Profissões que exigem essa inteligência: arquitetos, engenheiros, pilotos de avião e designers.

Inteligência InterpessoalInteligência Interpessoal

Quem tem facilidade de lidar com pessoas, compreende bem expressões faciais e está aberto a ouvir e interagir com o outro tem a inteligência interpessoal bem desenvolvida.

Profissões que exigem essa inteligência: padres, políticos, jornalistas, relações públicas, professores e turismólogos.

Inteligência IntrapessoalInteligência Intrapessoal

Quando alguém é capaz de lidar bem com suas próprias emoções e está sempre disposto a resolver problemas da melhor forma possível, trabalhando bem a inteligência emocional, ela tem uma forte inteligência intrapessoal.

Profissões que exigem essa inteligência: psicólogos, filósofos, escritores e sociólogos.

Inteligência LinguísticaInteligência Linguística

Aprender idiomas, analisar informações, escrever e falar bem são habilidades desenvolvidas por você? Então sua inteligência linguística é aprimorada.

Profissões que exigem essa inteligência: jornalistas, escritores, tradutores, revisores e palestrantes.

Inteligência Lógico-MatemáticaInteligência Lógico-Matemática

Se sua capacidade é a de fazer contas, pensar de forma lógica, interpretar símbolos e desenvolver estratégias, a sua inteligência lógico-matemática é bem trabalhada.

Profissões que exigem essa inteligência: matemáticos, engenheiros, especialistas em computação, contadores e administradores.

Inteligência MusicalInteligência Musical

Quando alguém tem grande sensibilidade para música, reconhece notas e timbres, tem facilidade para tocar algum instrumento musical ou cantar, então a inteligência musical é desenvolvida.

Profissões que exigem essa inteligência: músicos, cantores, compositores e críticos musicais.

Inteligência NaturalistaInteligência Naturalista

Quem é ligado à natureza, sente prazer em conviver em ambientes com plantas e animais e se interessa em descobrir mais sobre o mundo natural tem a inteligência naturalista aguçada.

Profissões que exigem essa inteligência: biólogos, geólogos e veterinários.

Não existem testes lógicos que levem a uma resposta sobre qual tipo de inteligência você mais se destaca, mas você pode tentar identificá-la de acordo com os seus gostos e hábitos. Tente fazer uma autoanálise e conte para gente aqui nos comentários qual é a sua inteligência mais aprimorada!

Capacite-se na Microlins!

Sabendo qual sua inteligência, você terá uma ajuda extra na sua decisão de qual área profissional deve seguir. Depois, é só ir até a Microlins e matricular-se em um dos nossos cursos para começar a se preparar e conquistar o emprego que você deseja.