7 coisas que todo grande designer gráfico deve fazer

De forma criativa e com uma boa dose de bom gosto, os designers são profissionais qualificados para resolver problemas e simplificar as coisas, de modo a facilitar a vida das pessoas. Por esse motivo, são bastante requisitados no mercado de trabalho e podem atuar em várias áreas, como design de games, de jóias, diagramação, entre outras.

O design exige técnicas que são complexas. Nós separamos aqui as 10 atitudes principais que todo grande designer gráfico deve ter para ser reconhecido e requisitado no mercado de trabalho. Confira:

Conhecer para quem está criando

Ao ser acionado para um trabalho, é importante que o designer entenda para quem ele será feito, lembrando que o resultado final deverá atingir o cliente do seu cliente, ou seja, o público final. Um bom designer estuda o público-alvo da empresa que o contratou e direciona esforços para quem receberá o produto por último nas mãos.

Assumir riscos

Se você deseja criar algo extraordinário, precisa correr riscos, certo? Nem sempre o resultado ficará impecável de primeira, mas tenha paciência e refaça-o quantas vezes for necessário. Dar luz a uma parede desvalorizada, aprimorar algum canto que está incompleto ou evidenciar uma cor em um espaço pequeno podem mudar totalmente a concepção de um projeto anterior. Antes de mais nada, é preciso ter coragem de experimentar.

Estudar sempre e nunca deixar de buscar por referências

Um excelente profissional de design não conquista esse título da noite para o dia. é preciso se rodear ao máximo com tudo que pode servir de referência, como livros, filmes, fotos e o trabalho de outros artistas. Nunca deixe de pesquisar e de saber das últimas tendências da área no mundo. Isso pode facilitar na hora de receber um briefing mais complicado ou que você nunca tenha feito antes.

Treinar mesmo fora do trabalho

Quanto mais você treinar, mais rápido conseguirá finalizar seus trabalhos. Fazer desenhos e rascunhos podem originar boas ideias. Busque sempre referências, mescle seus conhecimentos, como desenho digital e desenho manual, e testes novas técnicas sem medo.

Ter sempre um backup

Seja em nuvem, pendrive ou HD externo, é importante ser um profissional prevenido e guardar sempre todos os seus trabalhos. Tanto nas questões de “acidente”, quando você exclui um trabalho sem querer, quanto para comprovar questões de autoria e até mesmo para refazer trabalhos depois de um certo tempo, nunca deixe de ter uma cópia de tudo que já fez.

Fazer um bom networking

Ter uma boa rede de contatos pode ser útil em vários aspectos. Cercar-se de pessoas da mesma área pode ser uma fonte inesgotável de inspiração e aprendizado. Também é importante conhecer profissionais que já estão em outro nível de experiência para que você possa obter conhecimentos por meio deles.

Dedicar-se 100% a um trabalho

Um bom profissional jamais deixa algo pela metade. é importante se esforçar ao máximo para garantir um bom retorno do cliente e, assim, consolidar cada vez mais a sua carreira. Quando um projeto recebe a devida atenção durante a criação, as chances de ele retornar para ajustes são mínimas.

Um bom profissional está sempre em constante evolução e sempre em busca de novos conhecimentos. Por isso, é importante estar sempre pesquisando e estudando. Se você quer se especializar na área, confira o curso de design gráfico da Microlins! Mas se você procura uma vaga no mercado, não deixe de conferir 5 sites gratuitos com vagas de designer gráfico!

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo! Estamos esperando por você!