Dicas para informática em concursos públicos

Você está em busca da estabilidade de emprego e deseja prestar concursos públicos? Quer se dedicar à área de que mais gosta? Para conquistar a vaga dos sonhos, é necessário se destacar em relação aos outros candidatos, e isso requer muita força de vontade.

Hoje iremos te mostrar em que você deve prestar atenção quando o assunto é informática. Confira as dicas:

Concursos de nível médio

O candidato que irá fazer a prova para cargos de nível médio precisa estudar noções básicas de informática, como as ferramentas básicas utilizadas em um escritório. Atente-se às questões atuais de softwares e sistemas operacionais e, principalmente, edição de textos, manipulação de planilhas, acesso a e-mails, organização de dados e pesquisas na internet. Confira alguns exemplos de questões:

Caixa Econômica Federal (Cesgranrio)

Suponha uma situação na qual não existia nenhuma falha de segurança na proteção da(s) chave(s) privada(s) e pública(s). Quando um usuário A escreve um e-mail M para o usuário B e o assina digitalmente, B pode ter certeza de que:

  1. a) somente B pode ter acesso à mensagem M que A enviou.
  2. b) somente quem possui a chave privada de A pode ter acesso à mensagem M.
  3. c) B receberá a mensagem M, mesmo que A não consiga enviá-la.
  4. d) B receberá a mensagem M, mesmo que seu servidor de e-mail deixar de existir.
  5. e) A foi quem enviou a mensagem M para B.

Gabarito: alternativa e)

Toda assinatura digital estabelece a marca exclusiva de seu dono. Ou seja, ela inclui o certificado e chave originados na identificação digital de quem a criou. Podemos assim ter a certeza de que quem escreveu a mensagem não é um impostor.

MPE RS (FCC – 2010)

Existe uma operação específica no Word que serve para destacar um texto selecionado colocando uma moldura colorida em sua volta, como uma caneta "destaque" (iluminadora). Trata-se de:

  1. a) "Cor da fonte".
  2. b) "Pincel".
  3. c) "Realce".
  4. d) "Cor da borda".
  5. e) "Caixa de texto".

Gabarito: alternativa c)

A ferramenta “Realce” marca e localiza textos importantes em seu documento.

Concursos de nível superior

As provas de nível superior exigem um aprofundamento maior nos seguintes assuntos: sistemas operacionais, como o Windows; formatações de texto e teclas de atalho do Word; fórmulas e funções do Excel e noções de segurança. Veja os exemplos:

CREA AC (Funcab – 2016)

Uma equipe de desenvolvimento está utilizando o SCRUM como modelo de desenvolvimento ágil. Nesse caso, o componente desse modelo que representa a visão geral do produto, definindo o que deve ser feito, assim como suas prioridades e a ordem em que deve ser realizado, é o:

  1. a) evaluation screen.
  2. b) given pillar.
  3. c) product backlog.
  4. d) sprint backlog.
  5. e) users visions.

Gabarito: alternativa c)

SCRUM é um meio que permite a gestão de projetos. Ele utiliza uma abordagem interativa que mostra o progresso do projeto e assegura a maior qualidade do produto gerado. O product backlog é uma lista de funcionalidades desejadas de um produto, ou seja, os requisitos que um cliente espera receber ao final do projeto.

Bombeiro Militar SC (MS Concursos – 2013)

No processador de textos “Microsoft Word”, qual a sequência de teclas de atalho que permite selecionar todo o texto e em seguida justificá-lo?

  1. a) Ctrl + A e Ctrl + J
  2. b) Alt + A e Ctrl + J
  3. c) Ctrl + T e Ctrl + J
  4. d) Alt + A e Alt + R

Gabarito: Alternativa c)

O atalho Ctrl + A é usado para abrir um documento já salvo no seu computador. Já atalho Alt + A abre informações sobre o arquivo.

A Microlins se preocupa com o seu futuro! Leia também nossas outras dicas de concursos públicos e fique cada vez mais preparado para gabaritar sua prova. Estar sempre atualizado vai te deixar muito próximo da sua vaga tão sonhada!

Capacite-se na Microlins!

Se você quer começar uma carreira de sucesso, confira nossos cursos! Seja um vencedor com a gente.