Already, yet, just e still: quando usar?

Se você está estudando a língua inglesa, provavelmente já ouviu falar sobre as palavras already, yet, just e still, não é mesmo? Esses quatro advérbios de tempo - ou adverbs of time, em inglês - são muito comuns, e seu uso correto pode causar dúvidas em quem está aprendendo o idioma. Para ajudar você, nós explicamos em quais situações cada um desses advérbios deve ser utilizado. Acompanhe o post.

Still

Em inglês, o advérbio still é usado para se referir a uma ação contínua que não sofreu alterações ou não foi interrompida. Na maioria dos casos, still estará acompanhado de um verbo e, na língua portuguesa, essa palavra se aproxima de “ainda”. Veja alguns exemplos:

Are you still waiting for a cab? C'mon, I'm gonna give you a ride. → Você ainda está esperando por um táxi? Vamos lá, eu vou te dar uma carona.

Do you still play the piano everyday, Jack? → Você ainda toca piano todos os dias, Jack?

De acordo com o Cambridge Dictionary, também pode ser empregado em uma situação cujo resultado é diferente do que era esperado.

He didn't study, but he still did well on the test. → Ele não estudou, mas ainda se saiu bem na prova.

Yet

A palavra yet também é um advérbio, mas costuma aparecer em orações com sentido negativo ou de caráter interrogativo. De maneira geral, essa palavra demonstra que o interlocutor espera que algo aconteça. Em tradução literal significa “ainda”, e geralmente está no final de uma oração. Confira alguns exemplos com yet:

I'm worried because it's 10 p.m. and she hasn't arrived home yet. → Estou preocupado porque são 22 horas e ela não chegou em casa ainda.

No spoilers, Kate! I haven't watched the season finale yet. → Sem spoilers, Kate! Eu não assisti o final da temporada ainda.

Oh, no! I don't wanna go home yet! → Ah não! Eu não quero ir para casa ainda!

Already

Na língua inglesa, o advérbio already é utilizado para se referir a uma ação que já aconteceu, ou a uma situação que ocorreu antes do que era imaginado. Traduzida para o português, a palavra se aproxima de “já”. Geralmente é empregada em frases afirmativas ou interrogativas, e costuma estar no meio de uma oração. Entenda:

I've already watched all the seasons of my favorite TV series. → Euassisti todas as temporadas da minha série de televisão favorita.

I can't believe you've already finished your homework! → Eu não acredito que vocêterminou a sua lição de casa!

Do you think she already knows what happend? → Você acha que ela sabe o que aconteceu?

Just

O advérbio just é usado para se referir a acontecimentos recentes, ou seja, situações que acabaram de acontecer. Em português, essa palavra pode assumir o sentido de “acabou de”. Acompanhe nossos exemplos:

Don't worry, you're not late. We've just arrived. → Não se preocupe, você não está atrasado. Nós acabamos de chegar.

My dad has just called me! → Meu pai acabou de me ligar!

I'd just arrived home when it started raining. → Eu tinha acabado de chegar em casa quando começou a chover.

Uma dica interessante para aprender a diferenciar essas palavras é usá-las no seu dia a dia! Que tal escrever algumas frases usando already, yet, just e still para praticar? :) Aprender o uso correto dos advérbios é muito importante para alcançar a fluência no idioma! Se você está aprendendo a língua inglesa, aproveite a visita ao nosso blog e confira outros post com dicas para complementar os seus estudos:

Como utilizar o past perfect?

Como usar conectivos em inglês

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos de inglês da Microlins ajudam você a conquistar a fluência do idioma e impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima, escolha o curso que mais se encaixa com suas necessidades e prepare-se para ir além.