:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

31 de julho de 2019 • 11h54 • atualizada 31 de julho de 2019
4 motivos que te mostram a importância de estudar em todas as idades

4 motivos que te mostram a importância de estudar em todas as idades

Carreira

Além de proporcionar qualificação para o mercado de trabalho, a educação também pode ser muito importante para a realização de projetos pessoais. Esses objetivos surgem em diferentes momentos da vida, e por isso é essencial aprimorar os conhecimentos com o passar dos anos. Porém, é comum que algumas pessoas adiem os estudos por diversas razões. Para te incentivar a seguir esse sonho em qualquer idade, nós separamos quatro motivos que mostram a importância de estudar. Vamos lá?

1 - Mantém a mente e a vida ativas

A leitura e o aprendizado são exercícios cerebrais. Desafios como memorizar novos assuntos, escrever e se concentrar nos estudos estimulam o cérebro a trabalhar. Essa prática ainda evita doenças, como o Alzheimer, comum na terceira idade, quando a mente tende a ficar mais ociosa. Além disso, estudar permite conhecer novas pessoas e compartilhar experiências, mantendo a vida social ativa.

2- Cria independência

A autonomia é importante para qualquer idade, e isso gera segurança para conquistar seus objetivos no emprego ou na vida pessoal, sem a dependência de alguma outra pessoa. Estudar é um momento com você mesmo, que agrega ao seu caminho e motiva a correr atrás dos seus sonhos, além de criar liberdade de escolha!

3- Gera segurança para o futuro

Quando se continua estudando, a preocupação com o futuro diminui, pois ficamos mais confiantes em nossos próprios conhecimentos e habilidades. Por meio dos estudos, as oportunidades para financiar os objetivos planejados, seja um carro, seja uma viagem, ficam cada vez mais próximas.

4- Oferece oportunidades para começar

Atualmente existem portas abertas para todas as idades e níveis de formação. Veja algumas delas:

Supletivo: se você deseja concluir o ensino fundamental e o ensino médio em um período de tempo menor, os supletivos são a opção ideal! Para isso, o importante é que você encontre uma boa instituição de ensino, com uma grade curricular de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. 

EJA: a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a alternativa para as pessoas mais velhas que buscam retomar os estudos da educação básica. 

Ensino profissionalizante: os cursos dessa modalidade de ensino possibilitam uma formação profissional em 6 meses a 2 anos. São cursos destinados a quem quer aprender novas habilidades ou se capacitar em funções já praticadas no ambiente de trabalho. Na Microlins, há diversas opções de cursos, como administração, design e web, indústria, informática, inglês, saúde, tecnologia e vendas. 

Ensino técnico: para inserir o aluno no mercado de trabalho de forma mais rápida, os cursos técnicos também são boas opções. As aulas são preparadas com foco na prática e no dia a dia da profissão. 

Ensino superior: pode ser o bacharelado, curso que abrange mais conhecimentos em uma determinada área, em que é possível ingressar por meio do Enem, ProUni, Sisu e Fies, além de haver oportunidades de bolsas de estudo. Outra opção é a graduação tecnológica, focada em áreas mais específicas de uma profissão e que oferece um diploma de tecnólogo, equivalente aos cursos de bacharelado. 

Viu como independentemente da idade há motivos para voltar aos estudos e chegar cada vez mais perto da realização dos seus sonhos? Não tenha vergonha e quebre os obstáculos quando o assunto é realização pessoal. Inspire-se nas nossas dicas, planeje seus estudos e comece uma nova fase de aprendizados! 

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu