:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

30 de julho de 2019 • 16h53 • atualizada 30 de julho de 2019
O que leva à satisfação profissional?

O que leva à satisfação profissional?

Carreira

Quando uma nova oportunidade no mercado de trabalho surge, a preocupação em ficar satisfeito também aparece. Você quer oferecer bons resultados para a empresa, sentir-se bem nas novas relações e descobrir o propósito da sua carreira. A primeira coisa que vem à mente de um gestor para deixar o colaborador com essa sensação é oferecer um bom salário, mas mesmo estando em primeiro lugar na lista de soluções, não só o dinheiro traz satisfação aos funcionários. 

Por isso, te ajudamos com algumas dicas para melhorar os fatores que geram satisfação entre os funcionários e gestores numa empresa!

Como ser um funcionário satisfeito?

É importante que o próprio funcionário tenha autonomia para realizar o trabalho de forma que fique satisfeito. Não é necessário esperar seus gestores ou líderes tomarem providências para enxergar uma evolução na equipe e no caminho para a satisfação profissional. É importante o funcionário colaborar para que exista uma satisfação coletiva no local de trabalho e os caminhos a seguir para ter resultados significativos são simples: 

Criar autonomia e ter um propósito: se você tem um objetivo profissional, direcione os planos para progredir e buscar o aperfeiçoamento. Quando há organização e definição do que é mais importante, fica mais fácil focar no caminho para alcançar o resultado. Quem não fica satisfeito com a própria autonomia, não é mesmo?

Ter bons relacionamentos no trabalho: quando relacionamentos saudáveis são construídos no ambiente de trabalho, o clima em relação às outras pessoas fica mais agradável, harmônico e, dessa forma, é possível desenvolver melhor o trabalho em equipe. Também é essencial ser paciente e saber lidar com as diferenças, além das maneiras de como as dificuldades são superadas refletem em bons resultados, deixando o funcionário satisfeito pessoalmente. 

 Separar a vida pessoal da profissional: quando a vida pessoal de um funcionário está boa, há um reflexo positivo na área profissional. Manter a saúde em dia e ter uma qualidade de vida são fatores que, quando não estão bons, refletem negativamente na carreira. É importante separar os momentos pessoais dos profissionais, sempre ter um equilíbrio para ser satisfeito com sua vida ao todo. 

A satisfação a partir dos líderes 

Há pontos importantes que causam a sensação de satisfação. Um deles é o líder estar capacitado para coordenar seus colaboradores, principalmente quando o estado emocional interfere nos resultados das atividades. Mostrar que as funções exercidas são prazerosas gera satisfação e é sinal de que você se importa com os processos do trabalho, deixando eles em harmonia. Os líderes devem ter atitudes que demonstram abertura e atenção ao funcionário e deixam o clima no trabalho mais leve, como:

Incentivar os estudos para ter colaboradores mais preparados: Estar sempre evoluindo é algo que agrega tanto para a empresa quanto para o colaborador, seja em palestras, seja em cursos fora do trabalho.

Dar feedback positivo ou negativo: É importante informar os objetivos dos funcionários e da empresa. Falar como está a qualidade do trabalho e o que é preciso mudar é sempre uma boa oportunidade para iniciar uma conversa profissional de forma saudável. 

Abrir espaço para a equipe: Deixar que a equipe assuma novas funções, compartilhe ideias e tenha novos desafios faz com que os funcionários sejam capazes de achar um novo diferencial neles mesmos, agregando com novidades e resultados à equipe.

Animar o ambiente: Quando a equipe tem momentos de descontração, a relação entre gestor e colaborador fica mais próxima, assim como entre os integrantes da equipe. Dentro da empresa, os momentos de pausa e os assuntos que surgem nesse tempo podem criar novas relações e ideias. 

Comunicação e investimento na equipe 

As falhas na comunicação são o fator que mais gera conflitos nas equipes. É essencial que o contato com os envolvidos nos projetos da empresa seja mantido de forma equilibrada e, sempre que possível, dentro do horário de trabalho. Essa é uma forma de ficar atento às atividades que cada um está exercendo e assim valorizar o trabalho do seu funcionário e ajudá-lo diante das dificuldades apresentadas. A honestidade e a transparência dos superiores também são prezadas para deixar a equipe satisfeita.

O investimento nos colaboradores também é relevante para ter satisfação no trabalho, como oferecer benefícios relacionados à saúde, um dos fatores que interferem no rendimento das atividades. Outras práticas adotadas na empresa, como cursos de línguas, auxílio para transporte e alimentação, além de atividades como ginásticas laborais, que ajudam na integração e melhoram o humor durante o período de trabalho, também são alternativas que mantêm os funcionários satisfeitos. 

Atualmente, é de extremo interesse saber se será possível ter tempo livre fora da corporação, conciliando as realizações da vida pessoal e organizacional. O ambiente como um todo influencia para alcançar a satisfação no trabalho, além da cultura e do modelo de gestão da empresa. Então sempre busque aprimorar as formas de relacionamento entre os colaboradores e torne o local de trabalho agradável, de forma que os resultados sejam positivos para a empresa e para os colaboradores! 

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu