Física para o ENEM: os assuntos que mais caem em física

Se preparar para o ENEM não significa apenas estudar sem parar fazendo exercícios, resumos e lendo livros. Conhecer a prova pode ajudar muito a organizar seu planejamento de estudos e, dessa maneira, fazer você aproveitar ainda mais o seu tempo, forçando seu desempenho ao máximo. A prova de física pode ser um grande incômodo para a maioria dos alunos, e ainda mais caso não se tenha ideia de quais assuntos são mais recorrentes nela. Pensando nisso, a Microlins preparou uma lista com os assuntos mais comuns de Física no ENEM.

Os principais temas cobrados no ENEM em Física

Mecânica

Mêcanica é com certeza o assunto mais comum nas provas do ENEM. Ela trata do estudo sobre o movimento dos corpos, com questões sobre as leis de Newton, movimento uniforme, movimento uniformemente variado e movimento circular.

Elétrica e Magnetismo

Trazendo questões bastante imersas em nosso cotidiano, a elétrica é outro assunto bastante recorrente nas provas e tem questões indo desde a análise de circuitos simples até o funcionamento de motores de energia elétrica e geradores.

Ondulatória

Ondulatória é a parte da física que estuda o fenômeno do surgimento de ondas, sejam elas eletromagnéticas ou mecânicas. As questões na prova podem trabalhar desde o conceito de ondas até suas características como frequência, período, velocidade e comprimento.

Termodinâmica

Já um pouco menos comum nas provas, a termodinâmica trata do estudo e compreensão de fenômenos relacionados à energia térmica de corpos. As questões na prova tratam de transformações térmicas, trabalho e escalas térmicas.

Óptica

A óptica é o ramo da física que estuda fenômenos relacionados à radiação luminosa, tais como refração, reflexão, propagação em diferentes meios, polarização, interferência e absorção.

Questões de Física do ENEM para você ficar ainda mais craque

Questão 1

(ENEM – 2016) A usina de Itaipu é uma das maiores hidrelétricas do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14 000 MW de potência total instalada, apresenta uma queda de 118,4 m e vazão nominal de 690 m3 /s por unidade geradora. O cálculo da potência teórica leva em conta a altura da massa de água represada pela barragem, a gravidade local (10 m/s2) e a densidade da água (1 000 kg/m3). A diferença entre a potência teórica e a instalada é a potência não aproveitada.

Qual é a potência, em MW, não aproveitada em cada unidade geradora de Itaipu?

A) 0
B) 1,18
C) 116,96
D) 816,96
E) 13.183,04

Questão 2

(ENEM – 2016) Durante a primeira fase do projeto de uma usina de geração de energia elétrica, os engenheiros da equipe de avaliação de impactos ambientais procuram saber se esse projeto está de acordo com as normas ambientais. A nova planta estará localizada à beira de um rio, cuja temperatura média da água é de 25 °C, e usará a sua água somente para refrigeração. O projeto pretende que a usina opere com 1,0 MW de potência elétrica e, em razão de restrições técnicas, o dobro dessa potência será dissipada por seu sistema de arrefecimento, na forma de calor. Para atender a resolução número 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, com uma ampla margem de segurança, os engenheiros determinaram que a água só poderá ser devolvida ao rio com um aumento de temperatura de, no máximo, 3 °C em relação à temperatura da água do rio captada pelo sistema de arrefecimento. Considere o calor específico da água igual a 4 kJ/(kg°C).

Para atender essa determinação, o valor mínimo do fluxo de água, em kg/s, para a refrigeração da usina deve ser mais próximo de

A) 42.
B) 84.
C) 167.
D) 250.
E) 500.

Questão 3

(ENEM – 2016) O morcego emite pulsos de curta duração de ondas ultrassônicas, os quais voltam na forma de ecos após atingirem objetos no ambiente, trazendo informações a respeito das suas dimensões, suas localizações e dos seus possíveis movimentos. Isso se dá em razão da sensibilidade do morcego em detectar o tempo gasto para os ecos voltarem, bem como das pequenas variações nas frequências e nas intensidades dos pulsos ultrassônicos. Essas características lhe permitem caçar pequenas presas mesmo quando estão em movimento em relação a si. Considere uma situação unidimensional em que uma mariposa se afasta, em movimento retilíneo e uniforme, de um morcego em repouso.

A distância e velocidade da mariposa, na situação descrita, seriam detectadas pelo sistema de um morcego por quais alterações nas características dos pulsos ultrassônicos?

A) Intensidade diminuída, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida diminuída.
B) Intensidade aumentada, o tempo de retorno diminuído e a frequência percebida diminuída.
C) Intensidade diminuída, o tempo de retorno diminuído e a frequência percebida aumentada.
D) Intensidade diminuída, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida aumentada.
E) Intensidade aumentada, o tempo de retorno aumentado e a frequência percebida aumentada

Questão 4

(ENEM – 2015) Será que uma miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno ótico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que uma falsa parede de água apareça sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. De acordo com estudos de pesquisadores da Universidade de San Diego, uma Fata Morgana pode ter obscurecido os icebergs da visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Dessa forma, a certa distância, o horizonte verdadeiro fica encoberto por uma névoa escurecida, que se parece muito com águas calmas no escuro.

O fenômeno ótico que, segundo os pesquisadores, provoca a Fata Morgana é a

A) ressonância.
B) refração.
C) difração.
D) reflexão.
E) difusão.

Questão 5

(ENEM – 2014) Christian Huygens, em 1656, criou o relógio de pêndulo. Nesse dispositivo, a pontualidade baseia-se na regularidade das pequenas oscila&ccedi