Como responder à pergunta "como você se vê daqui a 5 anos?”

Boa parte das entrevistas de emprego contam com algumas perguntas bastante recorrentes, e é sempre bom estar preparado para respondê-las com tranquilidade quando chegar a hora. Aqui iremos dar algumas dicas para responder à famosa pergunta “Como você se vê daqui 5 anos?”. Confira:

Por que fazem essa pergunta?

Independente da fase em que sua vida se encontra – seja procurando o primeiro emprego ou com uma extensa carreira – essa pergunta muitas vezes nos pega de surpresa. Ela é bastante complicada, feita para que os entrevistadores possam sentir se o candidato vem pensando em seu futuro e quais são suas ambições. Dessa forma, eles conseguem analisar se as expectativas do candidato são coerentes com o que a empresa pode oferecer.

Não existe resposta certa, então seja sincero

Atualmente vivemos em um mundo que muda muito rápido, o que torna a pergunta sobre o futuro mais complicada do que nunca. Em meio à crise, poucas empresas podem prometer avanço acelerado, por isso é importante sempre ser sincero e refletir sobre o que você espera para seu futuro.

Se a sua intenção é subir de cargo e conquistar maiores salários, seja honesto sobre isso. Muitas vezes algumas empresas podem não ter condições de te proporcionar esse avanço no período de tempo que você planeja, o que pode acabar frustrando suas expectativas.

Por outro lado, se você quer adquirir conhecimento para ser bom em sua área, ou busca ir desvendando aos poucos seus desejos sobre o futuro, fale sem medo: as empresas que não têm capacidade de elevar seu cargo em um período tão curto quanto cinco anos provavelmente vão se interessar por um candidato que almeja aprender e experimentar na área.

Não se desespere

Está permitido mudar de ideia. A resposta que você der para o entrevistador não irá de fato definir os próximos cinco anos de sua vida. Portando, não tenha medo de ser aberto sobre aquilo que realmente te interessa: fale o que te chama a atenção no momento, conte quais são suas áreas de interesse, o que você sabe e o que deseja aprender mais.

Os recrutadores desejam saber quem você é. Sua honestidade durante a entrevista fará com que você seja contratado pela empresa que mais combina com seu perfil, permitindo tanto seu crescimento profissional quanto o crescimento da própria empresa.

Viu como não é tão complicado assim? A Microlins quer ajudar você na sua entrevista de emprego. Se quiser saber mais dicas, confira também outros posts:

Como responder à pergunta “por que deveríamos contratar você?"

Como responder à pergunta “qual o seu pior defeito?”

Como você se sairia em uma entrevista de emprego?

Venha para a Microlins!

Quer estar ainda mais preparado para o mercado de trabalho? A Microlins pode ajudar você nessa jornada rumo ao sucesso profissional. Conheça os cursos da Microlins. Estamos esperando por você!