8 coisas que te impedem de sair do inglês básico

O inglês está muito presente no nosso dia a dia, seja em filmes americanos, seja em jornais ingleses ou até mesmo em alguns termos muito usados no Brasil. Por isso, é comum que muita gente tenha um inglês “básico”, que compreende um conhecimento restrito do idioma, insuficiente para estabelecer um diálogo longo.

Para sair desse nível inicial e começar de fato a estudar a língua inglesa, você precisa se esforçar bastante e abandonar alguns hábitos que te prejudicam no aprendizado.

Não começar pelo básico

A vontade de aprender rápido pode fazer você se apressar e querer pular a parte introdutória (e fundamental) do idioma. Essas denominações de “básico”, “intermediário” e “avançado” não existem sem razão; elas seguem padrões de aprendizado mínimos para cada uma. Por isso, vá com calma e aprenda os temas básicos primeiro, depois evolua até os assuntos mais difíceis passo a passo.

Estudar 1x por semana

Abrir a apostila raramente e fazer um exercício dentro da sala de aula não é muito efetivo. Além de não ajudar muito a aprender, vai juntar muita coisa para estudar de uma vez só. O ideal é separar um tempinho todos os dias para o aprendizado do idioma, nem que seja meia hora no fim do dia, por exemplo.

Não viver o inglês

Viajar para a Inglaterra não é o único jeito de fazer uma “imersão no inglês”. é claro que ajuda, mas dá para alcançar bons resultados morando no Brasil mesmo! é possível criar uma rotina que te ofereça um contato diário com o idioma. Para isso, faça coisas básicas, como mudar a linguagem padrão do celular, assistir a filmes e séries legendados e ler notícias em inglês.

Não escrever

Muitos estudantes consomem mais conteúdo do que produzem! Não precisa necessariamente criar um site, mas é interessante escrever uma coisa ou outra. Redija textos dos seus assuntos preferidos, começando por pequenos parágrafos até conseguir terminar um artigo inteiro. A escrita é fundamental para aprender a utilizar as palavras e montar frases corretamente.

Conversar pouco

Para completar as habilidades essenciais para o aprendizado do inglês - reading, listening, writing e speaking - falta o último: falar. Essa é a parte mais difícil, já que pode não ser muito fácil encontrar alguém para puxar papo em outro idioma. Porém, é possível! Combine com os seus amigos de estudarem juntos ou converse com os professores. Além disso, você ainda pode falar sozinho em casa. O importante é treinar a pronúncia e usar a criatividade!

Medo de errar

O receio está em todos os processos: falar, escrever ou até mesmo ouvir! O medo de dizer algo errado e de passar vergonha deixa muita gente desanimada para aprender inglês. Entenda que isso é normal, mas você não deve se abater, até porque a sua pronúncia só vai se tornar “perfeita” com muita prática. Aceite as possíveis correções como um toque ou uma dica.

Desistir logo no começo

Os primeiros passos no aprendizado do inglês são realmente difíceis. Você vai ler uma frase várias vezes até entendê-la completamente, ficará perdido no meio dos áudios do filme e sentirá aquele desânimo ao ver o tanto de matéria para estudar. Porém, é preciso compreender que essa dificuldade é parte do início; com o tempo, o aprendizado cria uma base suficiente de conhecimento para te deixar mais confiante e animado para os estudos.

Não procurar o curso correto

Você pode estar se prendendo a métodos pouco efetivos que não te ajudam a sair do básico! Muito da evolução no inglês passa pelo direcionamento correto dos estudos - já que a pessoa pode se perder em meio a tantas opções. Para evitar problemas como esse, você precisa procurar um curso que se adapte às suas necessidades e te proponha um aprendizado contínuo do idioma, sem promessas milagrosas.

A Microlins tem a opção certa para você! Acesse o link abaixo e confira!

Saia do básico Microlins