Como trabalhar na área de turismo?

Você tem vontade de trabalhar com turismo? Essa área tem diversos ramos de atuação e um mercado cada vez mais amplo, dando mais oportunidades. O profissional pode trabalhar em agências de viagens, hotéis e cruzeiros, por exemplo. No Brasil, os eventos esportivos que aconteceram nos últimos anos impulsionaram a transformação na infraestrutura turística, como em aeroportos e hospedagens, o que ajudou a valorizar a carreira do profissional de turismo. E como começar nessa carreira? Acompanhe o post para saber mais!

Como é a carreira?

Trabalhar com turismo não é apenas conhecer lugares bonitos ou saber sobre a história de várias regiões do mundo. Para trabalhar na área, é necessário fazer muitas pesquisas e ter um bom planejamento e gerenciamento em diferentes ramos. Você poderá visitar e negociar onde serão realizados eventos como feiras, cursos, congressos etc., conhecer hotéis para recomendá-los a um determinado público, escolher a melhor companhia aérea e os locais de alimentação e passeios, por exemplo.

Além disso, os profissionais de turismo podem planejar roteiros de viagens e explicar a história das cidades e dos pontos turísticos. O profissional dessa área deve ter interesse em conhecer novos locais e culturas, além de falar mais de uma língua! Inglês é essencial, e o espanhol também está se mostrando necessário, principalmente porque os países vizinhos ao Brasil falam esse idioma.

Como é o mercado de trabalho?

No Brasil, o mercado de turismo tem grande potencial, mas ainda precisa ser mais explorado. Esse cenário deve mudar com o tempo, tendo um aumento do número de visitantes, principalmente por conta da desvalorização do real em relação ao dólar. Como consequência, o mercado de trabalho para os profissionais da área de turismo terá mais oportunidades.

Algumas áreas são mais interessantes de se investir, como a ampliação da rede de hotéis, a melhoria dos aeroportos e o transporte dos turistas. Além disso, há a área do turismo de negócios, principalmente em cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre, que não são consideradas tão turísticas como o Rio de Janeiro ou a região Nordeste.

Outro ramo de turismo que está em crescimento é o de consultoria. Prefeituras de algumas regiões do país contratam profissionais da área ou agências de turismo para analisar o que pode ser turístico no local. Nessa função, o turismólogo realiza as tarefas em equipe definindo as ações que serão desenvolvidas - sempre respeitando o meio ambiente e a cultura local -, o que deve ser feito no marketing, a infraestrutura que deve ser criada etc. O ecoturismo é uma área que está se desenvolvendo bem no país e ganhando agências especializadas apenas nesse tipo de turismo.

Como é o curso de turismo?

Cada vez mais popular nas universidades do Brasil, o curso de Turismo é oferecido como bacharelado, com duração de quatro anos e apresentando fundamentos de administração, marketing, geografia e economia; ou como tecnólogo, com duração de dois anos e com foco nos aspectos mais práticos da profissão, como o planejamento e o gerenciamento de atividades turísticas, mas com diploma de nível superior.

Outra ótima opção para quem quer trabalhar na área são os cursos profissionalizantes, como o da Microlins, no qual você pode se profissionalizar na área com o curso de hotelaria e turismo, para formar profissionais prontos para atuar no segmento e utilizar os sistemas de gerenciamento no dia a dia do setor. Saiba mais sobre o nosso curso aqui!

Quais são as áreas de atuação?

Agências de viagens: em uma agência de turismo, o profissional venderá viagens, planejará roteiros, montará os melhores pacotes, indicará os melhores hotéis e passeios, e muito mais, tudo de acordo com os gostos e necessidades dos clientes. é importante analisar o perfil deles e estar sempre atualizado sobre os principais destinos e passeios em determinadas regiões.

Operadoras de viagens: são os agentes de viagem que intermediam as agências e os fornecedores, além de serem os responsáveis por estruturar os pacotes e os roteiros de viagens. Também vendem produtos, mas mais voltados para viagens em grupo. As operadoras e agências se complementam, e muitas delas oferecem cursos e treinamentos sobre os destinos e outros produtos.

Restaurantes e bares: durante o curso de turismo, os alunos também são orientados sobre como comandar a parte de bebidas e de alimentos de um hotel ou restaurante, por exemplo. Assim, poderão oferecer uma boa experiência para os turistas e visitantes.

Ecoturismo: os profissionais que trabalham com ecoturismo vão organizar roteiros e indicar os melhores passeios que envolvem natureza e aventura! No Brasil, esse ramo do turismo está crescendo e valorizando cada vez mais as belezas naturais do país.

Hotelaria: em um hotel, o turismólogo pode atuar na parte operacional e na administração do local. é importante gostar de falar com as pessoas e ter flexibilidade no horário de trabalho, pois as escalas nesse ramo costumam ser diferentes do mercado de trabalho em geral.

Marketing: o profissional de turismo também pode trabalhar com o marketing de organizações, com o intuito de atrair mais clientes e de fidelizá-los, além de organizar experiências que deixem os turistas satisfeitos. é algo voltado para administração e publicidade, mas com foco em hotéis. Também pode trabalhar com o marketing de destino, em que divulgará lugares.

Planejamento: trabalhar com planejamento é identificar o potencial de uma cidade ou região para atrair mais pessoas, além de verificar o impacto do turismo em aspectos como meio ambiente, empregos, cultura etc. é necessário desenvolver e promover ações que tenham um retorno positivo, tanto para os turistas quanto para a população.

Gostou de saber como trabalhar na área de turismo e as diversas possibilidades para seguir na carreira? Fique ligado no blog da Microlins para ver mais posts sobre mercado de trabalho:

Como se tornar um profissional de administração?

5 dicas para quem deseja mudar de área de trabalho