Guia de Profissão: O animador 3D

Você sabe o que um animador 3D faz? Se você é fã de desenhos animados ou de animações gráficas em filmes e séries, você vai curtir o que um profissional de animação 3D faz no seu dia a dia. Para isso, separamos abaixo tudo que você precisa saber para escolher a carreira.

ANIMAçãO 3D

As animações 3D são mais trabalhadas e a sua produção demora mais em comparação com a animação 2D, pois para conseguir o realismo necessário, você deve trabalhar várias atributos nas imagens, como as sombras, texturas, formas, etc.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o profissional de animação 3D está carente de bons profissionais. Você pode trabalhar em diversas aéreas e empresas. Veja abaixo:

Mercado Publicitário

O mercado publicitário precisa de ilustradores e o campo de trabalho é bem amplo, desde a criação de mascotes, comerciais e vídeos para a internet. Se compararmos os números do mercado publicitário americano ou europeu, a cada 5 comerciais, 4 utilizam a computação gráfica. é uma tendência mundial que está ficando cada vez mais forte no Brasil.

Ramos: Agências de publicidade, departamento de marketing, departamento de desenvolvimento de produtos, produtoras.

Mercado Construção Civil

A construção civil utiliza as imagens 3D para tornar os projetos arquitetônicos mais reais, tornando mais fácil a visualização e a aprovação por pessoas que não são da área.

Ramos: Escritório de arquitetura, construtoras, incorporadoras.

Mercado de Entretenimento

As produtoras de filmes, séries, novelas e seriados precisam de animadores 3D para criarem animações que possam reproduzir situações reais, personagens e aberturas.

Ramos: Produtoras de filmes e séries, TVs.

Mercado de Games

O mercado de games está em alta no Brasil, podendo ser uma boa opção para você trabalhar. Criar personagens, ambientes e jogos fazem parte do dia a dia neste mercado.>

Ramos: Produtoras de games.

REMUNERAçãO

Existe uma grande variação de salário para o profissional da área. Os profissionais que atuam como colaboradores em empresas dos ramos mencionados recebem entre R$2 mil e R$5 mil. Porém, esta é uma profissão que possibilita ganhos mais elevados, caso o profissional decida atuar como autônomo, construindo projetos para diferentes clientes e dependendo da experiência.

PROGRAMAS

Existem diversas ferramentas para trabalhar com animação 3D. Umas das mais completas ferramentas do mercado para a criação de cenários e animações 3D é o 3D Studio MAX. Ele tem uma gama de ferramentas para você trabalhar os movimentos e os cenários. Outras ferramentas que tem destaque no cenário são 3D Canvas, Blender, 3D Flash Animator, Unity 3D, entre outros.

Gostou desta área? Quer ser um animador 3D? Venha para a Microlins e fique preparado! O curso de Animador 3D STUDIO MAX vai preparar você para começar nesta carreira. Cadastre-se agora mesmo no site e aproveite!