Conheça as melhores atividades para desenvolver com idosos

O Brasil está, a cada ano, tornando-se um país com uma população crescente de idosos. Isto quer dizer que, enquanto o número de idosos irá duplicar no mundo até o ano de 2050, a tendência é que esta população triplique no Brasil, ou seja, passar da atual 12,5% para 30%. Este aumento significativo tem levado a uma preocupação maior com a qualidade de vida e bem estar da melhor idade.

Realizar atividades diárias que estimulem a mente e o corpo dos idosos é a melhor forma de manter a saúde e disposição de forma dinâmica. E para que estes exercícios sejam realizados de forma profissional e humanizada ao mesmo tempo, a profissão de cuidador de idosos utiliza métodos específicos para que o tratamento com idosos seja sempre feito com respeito e dedicação.

A Microlins se preocupa com o bem-estar e cuidado dos idosos, por isso, listamos aqui diversas atividades que podem ser realizadas para ajudá-los a preservar a mente ativa. Confira:

Atividades físicas

Yoga e Tai Chi

Consideradas atividades físicas leves, mas muito importantes para a movimentação constante do corpo e equilíbrio da mente, a Yoga e o Tai Chi são práticas voltadas à busca da tranquilidade e meditação. Por trabalharem respiração, postura, flexibilidade e concentração, estes exercícios são vistos como completos por fortalecerem corpo e mente.

Caminhadas

Quando é possível ser realizada, a prática de caminhada é um ótimo exercício de baixo impacto. Além de levar disposição ao idoso, a caminhada trabalha a circulação e a respiração. Com a perda de massa muscular durante o envelhecimento, é possível que haja alguma resistência a caminhadas. Para que esta atividade torne-se natural, experimente levar o idoso a algum local que seja relacionado a uma atividade de interesse, como feiras, museus ou exposições. Assim, a caminhada será mais dinâmica e ditada pelo próprio idoso. Sempre que for realizar caminhadas, leve água e frutas para a reposição de energia do corpo.

Atividades motoras

Artesanato e pintura

Fácil e prática de se realizar, o artesanato é uma atividade que faz passar o tempo de modo recreativo. Criar cartões caseiros, decorando e escrevendo frases amorosas para presentear os familiares e amigos pode tornar-se uma tarefa agradável tanto para quem realiza quanto para quem os recebe. A pintura é outro exercício que estimula a criatividade e arte. Por serem criações livres, é possível desenvolver a expressão dos sentimentos do idoso como forma de comunicação.

Cuidados em casa

Para que o idoso sinta-se parte do cuidado do local onde vive, estimular o desenvolvimento de ações caseiras podem tornar o dia mais interessante e divertido. Preparar pratos na cozinha que ainda não haviam sido feitos estimulam a percepção como medir, misturar e ler instruções. Do mesmo modo, a jardinagem promove momentos de tranquilidade: plantar e cuidar de flores, criar hortinhas de temperos e regar as plantas diariamente valorizam a harmonia do ambiente e do espírito.

Atividades mentais

Jogos

Quem não gosta de jogos, não é? Utilizar qualquer jogo de preferência do idoso como cartas, xadrez e dominó ajudam a melhorar a saúde mental. Apresentar outros tipos de jogos de tabuleiro que não sejam do conhecimento do idoso podem ajudar a ativar a memória e a percepção. Há também jogos caseiros que podem ser confeccionados como quebra-cabeças ou “qual é o preço?” que exercitam a intuição.

Livros

A leitura é uma atividade que aguça a imaginação e mantém a mente em atividade. Ela protege o idoso de males como a perda de memória e capacidade de concentração. Ler diariamente para um idoso e fazer ele contar do que se lembra da história do dia anterior é uma atividade simples que não deve ser muito demorada para que não haja cansaço mental. A opção é buscar leituras leves e de entendimento simples.

A profissão de cuidador de idosos

Se você está interessado em seguir carreira na saúde, a Microlins preparou o Curso de Cuidador de Idosos, divididos em dois módulos e com duração de seis meses. Com este curso, você dominará as principais funções da profissão, além de toda a preparação que você necessita para se tornar um profissional qualificado. Ao final do curso, você será capaz de cuidar e dar toda a assistência necessária para aqueles que estão na melhor idade e necessitam de carinho, atenção e muita dedicação.

Se interessou? Não perca mais tempo, cadastre-se agora mesmo no site e aproveite!