Guia de Profissão: técnico em dispositivo móvel

Atualmente, quando o assunto é desenvolvimento de tecnologias, o destaque vai para os dispositivos móveis. A grande comercialização deste tipo de produto mudou a mentalidade de várias empresas, que precisam pensar sempre em como seus clientes irão receber informações e manter relações de consumo por uma tela digital. Não é exagero falar que estamos na era do Mobile First.

Com as facilidades trazidas pela internet, as pessoas começaram a migrar de computadores para celulares e tablets, por exemplo. Com o mercado em ascensão, o técnico em dispositivo móvel ficou em evidência e, daqui para frente, essa profissão tem tudo para se destacar, por isso é uma ótima opção investir nesta carreira.

O que um técnico em dispositivo móvel faz?

O técnico tem habilidades para analisar falhas e danos na estrutura de dispositivos móveis, seja na parte física ou lógica e pode atuar em empresas, indústrias e diversos segmentos que exijam o domínio completo desses aparelhos. O profissional também dá suporte aos usuários de tablets e smartphones, realizando a manutenção corretiva e preventiva. Além disso, existe a possibilidade de atuar como autônomo em serviços particulares.

Como é o mercado de trabalho?

Com a falta de mão de obra qualificada, o técnico em dispositivo móvel precisa evoluir rapidamente, assim como os aparelhos. é necessário que ele possua conhecimentos profundos e sempre se mantenha atualizado por meio de cursos profissionalizantes e de especialização para saber lidar com as novas tecnologias.

Com os avanços conseguidos a cada nova versão de tablets, celulares e smartphones, a popularização das tecnologias voltadas para o mobile tem se espalhado muito mais rapidamente devido à Internet. Isso significa que o mercado ainda tem muito a se expandir e, por consequência, exigirá mais profissionais qualificados para resolver os problemas que sempre vêm acompanhando as inovações. Então, tornar-se um técnico em dispositivo móvel não é mera tendência, é uma necessidade mais do que urgente do nosso mercado.

Há diferenças entre os sistemas e, se você, como profissional, quer ter uma clientela mais ampla, precisa conhecer estes distintos sistemas. Outra estratégia que pode ser adotada é verificar lacunas no mercado e se especializar no sistema que não tenha tantos profissionais qualificados.

Quanto ganha um técnico em dispositivo móvel?

Com o mercado em expansão e os técnicos em alta, não é exagero dizer que, dependendo da área de atuação, eles acabem ganhando até mais do que um profissional graduado no ensino superior. Este é um mercado de trabalho que oferece oportunidades, tanto para aqueles que querem se aprofundar na profissão, quanto os que querem mudar de ramo ou começar um novo emprego.

Segundo a Catho, a carreira de técnico de manutenção de celular tem como média nacional o salário de R$ 2,5 mil, podendo chegar a R$ 4 mil como desenvolvedor mobile. Quando se tem o próprio negócio, essa previsão pode mudar.

Me interessei...mas como começo?

A Microlins desenvolveu o curso de Manutenção de Dispositivos Móveis, para que você atue analisando falhas e danos na estrutura de dispositivos móveis, seja na parte física ou lógica. Por meio de uma metodologia exclusiva, você aprenderá sobre as mais variadas ferramentas presentes no mercado, os conceitos básicos de eletrônica, as partes fundamentais que compõem um tablet e um smartphone e os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone, com noções de atualização, backup e restauração desses aparelhos.

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça o curso de Manutenção de Dispositivos Móveis,e inicie sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!