As melhores práticas ao enviar um currículo

Seu currículo está pronto e chegou a hora de começar a mandá-lo para empresas e instituições. Você sabe como enviar o currículo para seus contatos? Qual é linguagem correta? Elaborar o currículo e saber o que fazer na hora de mandar um currículo corretamente é muito importante.

Seu currículo ficou impecável. Todas as informações estão completas, todos os dados estão atualizados e você tem um currículo matador. é exatamente para dar continuidade aos seus esforços que você precisa saber como se posicionar na hora de entrar em contato com os responsáveis da área de recursos humanos.

Título do e-mail

Não é hora de escrever muito, coloque a sigla CV ou use um termo como “candidatura à vaga”, seu nome e o posto oferecido, por exemplo, “CV Aníbal Teixeira - Vaga para Arquiteto”. Não coloque apelidos, é bom usar um endereço com seu nome. Aqui, o importante é ser claro e facilmente localizável.

Atenção para as empresas que pedem que algum tipo de informação seja inserida no título, como um código ou referência. Este é um detalhe determinante. Caso não haja nenhum pedido em especial, siga como indicado no parágrafo anterior.

Corpo da mensagem

Saudação

Recomenda-se começar a mensagem com uma saudação educada e discreta. Não é hora de informalidades, é melhor variar entre o uso de “Olá” ou “Prezado(a)”, que são saudações mais comuns e aceitas geralmente. Evite usar “bom dia” ou termos que remetem a uma hora específica.

Apresentação

O primeiro parágrafo deve ser usado para fazer uma apresentação rápida e discreta. Diga quem você é, para qual vaga está aplicando e também como soube da oportunidade. Caso tenha sido informado por alguém em comum, aproveite para dizer quem lhe indicou.

Qualificações

Recomenda-se fazer um pequeno resumo das suas qualificações. Fale de forma objetiva porque você é uma boa alternativa para ocupar aquele cargo. Estude a empresa por meio do site oficial e notícias na Internet e comente pontos específicos relacionados à vaga e ao setor de atuação em geral. Palavras-chave relacionadas deixarão mais claro que você sabe do que está falando. Por exemplo, se você está se candidatando a uma vaga para a área de administração, coloque em seu resumo palavras como “apresentações de metas e resultados”, “controle de inventário”, “balanço”, “arquivo e documentação”, etc. Mas atenção: apenas coloque palavras sobre atividades que você tem experiência ou conhecimento.

Fale da Empresa

Dedicar algumas linhas à empresa pode ser uma boa ideia. Isso mostra que você sabe exatamente porque quer trabalhar ali, além da vaga em si. é um bom espaço para falar da missão da empresa em geral, evite a utilizar muitos elogios no texto.

Agradeça e se despeça

Neste ponto, o que vale é o clássico “obrigado pela oportunidade de me apresentar … estou à disposição para qualquer dúvida …” e despedir-se de forma cordial, além de reforçar a exibição dos seus contatos. Você pode até indicar as alternativas de falar com você, que estarão presentes na sua assinatura.

Assinatura do e-mail

Este campo é importante e muita gente não dá atenção. A assinatura é o gancho que pode fazer o recrutador dar uma “olhadinha” nos seus perfis sociais, por exemplo, o Linkedin. Um perfil atualizado e completo deve confirmar as informações do seu currículo. Coloque também seu telefone, Skype ou outras formas de contato que queira indicar.

Currículo anexo ou colado no corpo do e-mail?

Um currículo anexo permite que o RH imprima o documento para avaliar entre a sua equipe, mas muita gente tem medo de anexos, já que, dependendo do tamanho do arquivo, ele pode não chegar na caixa de entrada da empresa. Se for enviar um anexo, use o formato PDF, do Adobe Acrobat Reader. Você pode até optar pelas duas alternativas, anexar e mandar no corpo do e-mail. A segunda é boa para busca rápida de informações.

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