7 cuidados que você precisa ter com seu dinheiro

A intensa preocupação com as finanças parece algo restrito às grandes empresas ou aos empresários milionários. Porém, não é assim! A saúde financeira é necessária para qualquer pessoa, e através de uma boa gestão do orçamento, é possível realizar objetivos e conquistar uma vida mais confortável. Por isso, nós separamos algumas dicas de práticas que vão ajudar você a ter um zelo maior com o seu dinheiro. Confira!

Controlar os gastos na ponta do lápis

As pessoas têm a ilusão de que controlar as finanças apenas pela memória é suficiente. Por mais que você tenha habilidades em fazer contas de cabeça, o ideal mesmo é colocar tudo na ponta do lápis. Especifique a renda, detalhe os gastos e crie planilhas completas para gerir o seu orçamento mensal. Você nem precisa utilizar papel, já que há o Excel e uma série de aplicativos para realizar o controle financeiro.

Repensar os gastos frequentes

Com o orçamento em mãos, você consegue saber exatamente para onde vai o seu dinheiro. A partir disso, pode destinar um olhar mais crítico e repensar alguns gastos, principalmente os que se repetem todo mês. Será que você não estaria satisfeito com um plano de dados mais barato para o celular? Será que você usa o serviço de streaming com uma frequência que justifique a mensalidade? Procure o que você pode reduzir ou até mesmo cortar sem trazer grandes efeitos para sua rotina.

Contar até mil antes de comprar

O ato de comprar libera hormônios satisfatórios para o corpo humano; porém, pouco depois disso as boas sensações podem ser acompanhadas de um arrependimento por ter gasto mais do que deveria. Por isso, toda vez que quiser adquirir algo - que não seja uma necessidade básica -, pense se realmente precisa daquilo. Mesmo que a resposta seja “sim”, respire, dê mais algumas voltas pelas proximidades da loja e veja se a vontade ainda continua forte. Entenda que as compras por impulso são responsáveis por levar boa parte de um orçamento sem controle.

Ficar esperto com as compras no crédito

A matemática já diz que se você gastar mais do que ganha ficará no vermelho. Por mais que a conta pareça simples, os sistemas de cartão de crédito e de parcelamento confundiram um pouco as coisas. Quando o dinheiro acaba, o uso do crédito parece uma boa saída para dar um respiro momentâneo, mas isso só joga o problema para depois. Mesmo que você consiga pagar a fatura, o conforto de deixar a dívida para o outro mês pode te fazer gastar mais do que deveria.

Ter metas para guardar dinheiro

Você precisa definir uma quantia mínima para poupar todo mês, adaptando o seu orçamento a esse valor estipulado. Se você planeja comprar algo mais caro e precisa juntar dinheiro a longo prazo - como um carro ou uma casa - fica mais fácil, já que você terá um objetivo pré-definido para alcançar. Porém, mesmo que isso não aconteça, estabeleça uma meta semestral ou anual, dependendo da sua preferência.

Cuidado com os pequenos gastos extras

Sabe aquela multa de alguns poucos reais que você paga por esquecer de quitar o boleto da internet? Ou os centavos a mais gastos em um refrigerante “tamanho G” quando você se contentaria com o “M”? Tome muito cuidado com isso! Por mais que você pense “ah, mas são só 80 centavos”, de pouco em pouco, o montante vai crescendo e acaba fazendo uma grande diferença no final do mês. Portanto, não controle suas despesas apenas no nível macro, mas pense também no pouco que desperdiça sem necessidade.

Manter uma reserva de emergência

Por mais que você já tenha destino para boa parte de suas economias - para poupança, para comprar um carro ou para investir, por exemplo -, é fundamental que você ainda construa uma reserva extra. O objetivo é ter um dinheiro para situações de emergência, como perder o emprego ou passar por algum problema de saúde.

BÔNUS: Aprenda mais sobre gestão financeira!

Por mais que os estudos de finanças não estejam diretamente ligados à sua carreira profissional, você precisa saber o suficiente para seu próprio benefício. Aprenda o funcionamento dos principais tipos de investimento e estude técnicas importantes para a economia doméstica. Para te ajudar, veja também o nosso post com 7 mitos e verdades sobre finanças pessoais!

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.