8 documentários para você praticar inglês em casa

Aprender uma nova língua é um grande desafio, não é? Para dominar um segundo idioma é necessário investir muita dedicação e várias horas de estudo. No entanto, se engana quem pensa que os momentos de aprendizado dependem apenas dos livros. Filmes e documentários são uma ótima alternativa para treinar as suas listening skills e aprender novas palavras enquanto você se distrai e descansa. Para te ajudar não só nessa tarefa, mas também a refletir um pouquinho sobre algumas questões interessantes, nós organizamos uma lista com sete documentários para assistir e praticar o inglês em casa. Escolha o seu favorito e já prepare a pipoca! Confira.

The American Meme (2018)

Estrelado por nomes como Paris Hilton, Brittany Furlan, Hailey Baldwin e DJ Khaled, esse documentário produzido pela Netflix explora a relação de inúmeras celebridades com a fama no mundo on-line e como a exposição na web afeta suas vidas diárias, carreiras e até mesmo a relação consigo mesmas. O longa-metragem é interessante para refletir sobre o impacto das redes e da mídia virtual e sobre quem nós somos quando as câmeras estão desligadas.

Hip-Hop Evolution (2016)

Apresentado pelo rapper Shad Kabango, esse documentário é uma boa escolha para os fãs de hip-hop. O longa-metragem explora os primeiros vinte anos da cultura desse gênero - entre as décadas de 70 e 90 - e traz entrevistas com inúmeros MCs, produtores e DJs. Já em sua segunda temporada, a série documental Hip-Hop Evolution trabalha as histórias individuais de grandes nomes da cena, como KRS-One, Wu-Tang Clan e Puff Daddy. A série já recebeu um prêmio Peabody e um Emmy Internacional.

The True Cost (2015)

Com a direção de Andrew Morgan, esse documentário francês explora o backstage das grandes grifes de renome internacional. O longa aborda a relação entre a crescente demanda por itens de alta costura e a realidade dos trabalhadores nas fábricas onde esses itens são produzidos. Em The True Cost, o público é incentivado a refletir sobre o verdadeiro preço das peças glamourosas e fast fashion que são ofertadas por inúmeras marcas.

Mission Blue (2014)

O documentário Mission Blue traz um enredo tocante: a luta da oceanógrafa Sylvia Earle para preservar os oceanos do mundo. Além dos desafios enfrentados por Sylvia, o longa ainda trata de diversas questões perigosas para o meio ambiente e seus reflexos, como a pesca abusiva e o descarte de resíduos tóxicos na água, instigando reflexões interessantes. Um notável diferencial desse documentário é que ele retrata uma iniciativa global de peso, a Mission Blue - Sylvia Earle Foundation.

What Happened, Miss Simone? (2015)

What Happened, Miss Simone? lança um novo olhar sobre a vida da cantora, ativista e pianista Nina Simone, considerada uma das maiores vozes do jazz norte-americano e também um dos ícones mais incompreendidos do cenário musical. O longa apresenta Simone a partir de um olhar intimista, revelando gravações pessoais, cartas e uma série de relatos de pessoas próximas ao círculo social da cantora, falecida em 2003.

Citizenfour (2014)

Essa indicação é perfeita para os interessados em tecnologia e segurança da informação. Em Citizenfour, a cineasta Laura Poitras e o jornalista Glenn Greenwald viajam ao Japão para conversar com Edward Snowden, nome por trás das informações que originaram o escândalo envolvendo a NSA, Agência de Segurança Nacional norte-americana. O longa traça todo o desenvolvimento do escândalo, partindo do momento que em a própria Laura recebe um e-mail com informações confidenciais assinado pelo “Citizenfour”. O título recebeu um Academy Awards e foi aclamado pela crítica.

Blackfish (2013)

Blackfish é considerado um documentário polêmico e intenso, já que trata um tema delicado. No título, conhecemos a história da orca Tilikum, responsável pela morte de sua tratadora enquanto era mantida em cativeiro dentro de um grande complexo de parques temáticos nos Estados Unidos. O documentário traz entrevistas intensas e nos faz refletir sobre o verdadeiro tratamento que inúmeros animais recebem ao serem mantidos aprisionados, e sobre a indústria milionária de parques aquáticos que sustenta e encoraja tais práticas.

Minimalism: A Documentary About The Important Things (2016)

Será que menos é mais? Nesse documentário acompanhamos as reflexões de Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, responsáveis pelo site theminimalists.com. Durante o longa-metragem, conhecemos a história da dupla de amigos e como eles decidiram adotar um estilo de vida focado no minimalismo, bem como o que é esse movimento que vem ganhando o mundo. Logo, o público é levado por uma interessante reflexão sobre a importância de viver e experimentar acima do comprar e possuir.

E aí, já escolheu o primeiro título que você vai assistir? A dica é adaptar a proposta ao seu nível de conhecimento no idioma. Se você ainda tem conhecimentos moderados da língua, vale assistir ao documentário uma vez com o áudio original e as legendas em ingl&ecirc