Nunca faça isso na sua planilha do Excel

No meio de tantas funcionalidades que o Excel apresenta, algumas deles devem ser evitadas por usuários que desejam um melhor desempenho da plataforma.

Como todos os programas desenvolvidos pela Microsoft, o Excel é um dos mais completos e usados em todo o mundo, tanto por pessoas físicas como jurídicas, e é muito importante saber umas regrinhas básicas para que ao decorrer do desenvolvimento de planilhas, o usuário não se perca. 

Por isso, anote essas 5 dicas rápidas do que não fazer no Excel que vão te ajudar a criar planilhas perfeitas. 

 

Evite deixar colunas e linhas ocultas no seu arquivo 

Quando não se domina todas as funcionalidades do Excel, deixar linhas e colunas ocultas mesmo que seja para melhor visualizar as informações, pode ser prejudicial. Em algum momento algum dado pode ser perdido no meio das linhas ocultas. Se caso a planilha que você está fazendo for compartilhada com alguém, isso irá dificultar que ela tenha acesso a todas as informações de forma detalhada. 

Não use cores fortes e que não combinem entre si 

Para muitas pessoas, formatar a planilha com cores pode parecer uma ótima ideia, mas muitas vezes ao escolher a cor errada a planilha se torna muito difícil de entender, por exemplo, se você selecionar um fundo amarelo com uma letra branca, você não irá enxergar nada, por isso, preste bem atenção nas cores que irá utilizar e busque tons da mesma paleta, isso cria uma harmonia e deixa sua planilha perfeita.  

Não deixe o erro a vista 

#DIV/0!, #N/D, #NOME?, #NULO!, #NUM!, #REF! e #VALOR!, são algumas das mensagens de erro que podem aparecer na sua planilha do Excel. As causas podem ser inúmeras, mas é importante ficar atento para que elas não fiquem visíveis. Funções como “SEERRO (valor, valor_se_erro)” podem ser aproveitas para indicar ao usuário que o resultado da formula é inadequado.

Criar fórmulas desnecessárias

O simples pode ser eficiente e muito útil, quando o usuário se empolga e utiliza inúmeras fórmulas em uma única operação, ele ganha tempo, mas quando a planilha aumenta muito de tamanho e complexidade, é muito fácil se perder no meio de tantas fórmulas, além de deixar o projeto pesado e muito lento. 

Compartilhar arquivos sem proteção

Em uma organização, é muito comum que a mesma planilha seja visualizada, compartilhada e editada por mais de um usuário. Pode ser que alguns desses usuários não tenham permissão para alterar tal arquivo, pois isso, é importante proteger a sua planilha. O Excel permite controlar quem e quais dados podem ser modificados, esta configuração evita que qualquer pessoa altere informações essenciais para a organização. 

Agora que você já aprendeu o que não fazer, que tal aprender o que fazer e como fazer? O curso de Excel Avançado da Microlins é ideal para você que ainda tem muitas dúvidas sobre como utilizar a plataforma. Acesse nosso site, encontre a escola mais próxima e matricule-se. A Microlins é líder no ramo de educação profissionalizante e conta com mais de 400 mil unidades em todo o País.