Redação ENEM: retrospectiva + 10 temas para você praticar

A redação é uma das etapas mais importantes do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio, e também é uma das que mais deixam os candidatos ansiosos, já que a nota pode ser decisiva para um bom desempenho. Por isso, se deparar com um tema sobre o qual não se tem conhecimento está entre os principais pesadelos dos estudantes que vão prestar o exame.

Claro que não é possível assegurar o que vai cair na prova esse ano, mas podemos te ajudar a se preparar, trazendo uma retrospectiva dos assuntos que já passaram pelo exame e dando algumas ideias de temas de redação do ENEM para você praticar. Acompanhe!

 

Tema e título – partes diferentes de um mesmo texto

É comum que algumas pessoas confundam tema e título, mas, apesar de serem partes fundamentais na construção de uma boa redação do ENEM, são dois conceitos diferentes. Então, antes de mais nada, vamos entender cada um deles, para você não confundir na hora da prova:

- Título é a indicação do tema central do texto. É a primeira frase, que aparece em destaque e que resume as ideias apresentadas de forma a captar a atenção do leitor. O ideal é que ele seja criado depois do texto ter sido completamente escrito;

- Tema é o assunto proposto na prova, que deverá ser desenvolvido ao longo do texto. 

Por exemplo: o tema proposto pelo ENEM pode ser “A educação no Brasil em 2020”. Você se lembra que 2020 foi o primeiro ano da pandemia e decide escrever um texto elaborando as ideias sobre ensino a distância e a dificuldade que alguns alunos tiveram para estudar em casa. O título, então, poderia ser “Os impactos do ensino a distância sobre a educação brasileira” – evite repetir o tema no título, isso pode te levar a perder pontos por falta de criatividade.

 

Retrospectiva dos temas de redação do ENEM

Em suas edições mais recentes, o Enem trouxe temas importantes em suas propostas de redação. Confira os últimos temas cobrados na redação do Enem:

2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

2020 (prova impressa): O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

2020 (prova digital): O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil

2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

2017: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

2012: Movimento imigratório para o Brasil no século XXI

2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

2010: O trabalho na construção da dignidade humana

 

Como se preparar para o tema de redação do ENEM?

Além de conhecer as redações dos anos anteriores e as características-chave do exame, o candidato também deve estar atento ao seu processo de preparação, já que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença no resultado final da prova. Confira algumas dicas:

- Conheça o edital

Antes de iniciar os seus estudos, leia o edital do exame e a cartilha do participante. Atente às regras da redação e compreenda todas as questões técnicas importantes, como quantidade mínima de linhas e necessidade ou não de colocar título no texto, por exemplo. Além de conhecer a estrutura da prova, confira também quais são as competências cobradas pela banca examinadora e como elas serão avaliadas.

- Leia muito!

Na retrospectiva acima, podemos perceber que todos os temas envolviam questões sociais, incentivando o diálogo e o posicionamento dos candidatos sobre os mais variados problemas da sociedade brasileira. Sendo assim, a característica mais marcante das redações do exame é a opção por temáticas atuais.

Por isso, a melhor forma de se preparar para a redação é se mantendo bem informado sobre os temas da atualidade. Assista aos noticiários, leia jornais, revistas e artigos e procure sempre acessar diferentes pontos de vista, para ter uma boa base argumentativa.

- Fique atento aos textos motivadores

Em algumas edições anteriores, o tema apresentado para a redação do Enem era muito amplo e poderia levar o candidato por um caminho que a banca não esperava. Por isso, treine também a sua percepção dos textos motivadores apresentados nas provas antigas. Esteja atento ao conteúdo dos trechos citados e sempre os utilize para fundamentar o texto e auxiliar no recorte do tema em questão.

- Não se esqueça da proposta de intervenção

Além de elaborar uma argumentação, o candidato também deverá apontar uma proposta de intervenção para a problemática discutida ao longo do texto. Esteja preparado para defender seu ponto de vista e também propor soluções para os temas que podem aparecer na prova. Seja claro e pontue o que deve ser feito e quem são os agentes que trarão tais mudanças.

- Pratique bastante

Escrever uma dissertação argumentativa pode ser mais tranquilo quando você já está habituado a esse formato de texto. Então não deixe de praticar durante a preparação para a prova. Procure escrever pelo menos uma redação a cada quinze dias e, quando a prova se aproximar, faça um ou dois textos por semana. Aproveite os temas das edições passadas e exercite as suas habilidades com eles, controlando também o tempo que você utiliza para executar a proposta.

Para te ajudar a praticar, trouxemos 10 ideias de temas de redação. Pegue sua caneta e seu caderno e desenvolva dissertações argumentativas (com introdução, desenvolvimento e conclusão) de até 30 linhas, exatamente como deve ser sua redação do ENEM.

 

10 temas de redação do ENEM para praticar

1 – A cultura do cancelamento e seus impactos na sociedade

2 – A inclusão digital no ensino brasileiro

3 – Regionalidade e preconceito linguístico

4 – Melhorias na mobilidade urbana dos grandes centros

5 – O combate ao trabalho escravo

6 – Sustentabilidade e progresso

7 – A saúde mental pós-pandemia

8 – A guerra da Ucrânia

9 – A crise imigratória europeia

10 – A saúde como direito fundamental