planejamento

Com certeza você já deve ter visto em algum lugar falando sobre sair da zona de conforto. Mas, afinal, o que isso significa? Por que é ruim se sentir confortável em determinada situação? 

O que acontece é que normalmente não percebemos as consequências ruins que o comodismo pode trazer para a nossa vida ou até percebemos, mas nem sempre fazemos algo para mudar. Enfrentar mudanças é desafiador, não é mesmo? 

Neste artigo, vamos explorar o assunto para entender melhor quando a zona de conforto se torna um problema e o que fazer para fugir disso. Que tal aprender um pouco mais sobre o tema? Acompanhe a leitura! 

O que é zona de conforto? 

A princípio, a palavra "conforto" remete a algo agradável, não é verdade? Sua origem, do latim, tem a ver com "aliviar a dor" — o que não é estranho que seja considerado uma coisa boa. Estar confortável é um estado prazeroso, normalmente relacionado às sensações de segurança, tranquilidade e bem-estar. 

Então, a zona de conforto seria um lugar de comodidade. Porém, vale dizer que isso nem sempre significa um espaço físico, como o seu próprio lar ou o ambiente de trabalho que você frequenta diariamente. A zona confortável pode ser um relacionamento, um emprego, um comportamento que você está repetindo etc. 

Por exemplo, quando alguém está insatisfeito com a carreira e não toma nenhuma atitude para mudar essa situação. Ou também o que acontece com pessoas que têm o desejo de vivenciar experiências de vida diferentes, mas ficam presas à rotina. Em geral, as principais causas ligadas a isso são preguiça, desmotivação, medo e soberba. 

Mudanças normalmente exigem coragem, energia, resiliência, entre outras demandas que podem causar certos incômodos. A falsa sensação de segurança da zona de conforto é o que mantém tanta gente estacionada e, muitas vezes, infeliz, pensando que é melhor evitar o desconhecido. Já pensou que talvez seja exatamente o contrário? Mesmo sendo um caminho difícil, o destino pode ser muito recompensador. 

Por que a zona de conforto se tornou um problema? 

Apesar de o conforto ser algo positivo, ele se torna uma adversidade quando não permite que você evolua. Ou seja, o problema não é apenas o que causa essa zona de conforto, mas também as consequências que isso pode trazer para a vida de cada um. 

Pensando nisso, listamos aqui problemas que costumam acontecer para começar a ficar mais atento aos sinais e perceber quando é hora de se organizar para sair de situações que podem não ser positivas. 

Um exemplo comum é o desperdício de talentos. Muitas pessoas ficam estagnadas dentro de uma zona confortável, deixando de explorar o desenvolvimento do seu potencial — tanto na vida profissional quanto pessoal. 

Imagine uma pedra preciosa que pode ser ainda mais bonita e valiosa, mas que permanece no seu estado bruto para sempre. Seja para melhorar seu currículo e subir na carreira, seja para expandir seu conhecimento mesmo sem um foco específico, a questão é que não vale a pena viver como refém da situação. 

Os prejuízos para a saúde também são efeitos recorrentes para esse perfil de quem se acomoda na zona de conforto. Nosso corpo e mente precisam ser trabalhados para funcionar bem, até porque demandamos deles o tempo todo. O sedentarismo é um tipo claro de quem não quer se movimentar e promover sua própria saúde, acarretando uma série de perigos ao longo do tempo. 

A chave para mudança é que cada um perceba as zonas de conforto que vive para tentar abandonar os obstáculos que estão travando algum progresso. É preciso assumir essa responsabilidade, se arriscar e encarar desafios. 

Isso faz parte do crescimento, mas cada pessoa vai ter necessidades e objetivos distintos. Você pode começar estudando em casa, dedicando alguns minutos do dia para uma atividade física, buscando conhecimento sobre um tema que impacta seu bem-estar, entre várias outras maneiras de mudar um pouco a sua realidade. 

Estamos falando de uma jornada individual, mas lembre-se de que compartilhar vivências é um ótimo recurso de motivação. 

Como sair da zona de conforto? 

O primeiro passo é saber reconhecer a zona de conforto em que você se encontra. Afinal, fica difícil mudar e abandonar algo que você nem mesmo identificou. Pode ser uma insatisfação no trabalho, uma dificuldade nos relacionamentos interpessoais ou o simples desejo de adquirir uma habilidade que você ainda não tenha. 

Ao fazer um curso profissionalizante, por exemplo, você abre portas que podem mudar a sua realidade. Mas dificilmente algo vai acontecer se você não der o primeiro passo, buscar informações sobre os benefícios e tomar a atitude de começar. 

Enfim, esse é um processo que vai exigir autoconhecimento e a observação constante dos sinais que podem representar que você caiu mesmo nessa tal bolha da comodidade do "quero melhor, mas não consigo". Será que você está fazendo algo por isso? Basta olhar para tudo isso e criar um planejamento com foco no que você deseja! A seguir, temos mais dicas que vão ajudar: 

  • trabalhe a sua flexibilidade para lidar com diferentes situações e esteja disposto a aprender com elas; 

  • evite cultivar medos e enfrente os desafios para superá-los sabendo que pode ser difícil, mas vai valer a pena; 

  • experimente algo novo todos os dias para ter estímulos diversos na sua rotina; 

  • crie metas de curto, médio e longo prazo como um plano de ação que facilitará sua evolução constante; 

  • converse com as pessoas sobre assuntos relevantes para você, garantindo assim alguns conselhos, críticas construtivas e inspirações; 

  • saiba que dificuldades e imprevistos podem aparecer a todo momento, o que não deve ser motivo para desistir dos seus sonhos; 

  • elimine a procrastinação da sua vida e seja comprometido com seus objetivos; 

  • acredite no seu potencial e faça o que estiver ao seu alcance considerando que o conforto nem sempre é seu aliado. 

Por último e não menos importante: apenas comece! Não há regras para sair da sua zona de conforto e avançar. Cada pessoa tem a sua trajetória e levará um tempo para alcançar o que deseja, mas cada passo é importante. No fim do dia, estar 1% mais próximo do seu objetivo do que estava antes já significa um progresso.