tecnologia-agronegocio

Essencial para o crescimento da economia, o agronegócio se tornou uma área muito buscada por profissionais que querem atuar com a indústria da agricultura e da pecuária e fazer parte deste movimento que usa cada vez mais a tecnologia em seus processos.

E quando falamos de agronegócio e tecnologia, temos que ter ciência de que o setor não se limita apenas ao campo rural, mas também ao campo das indústrias, sementes, agrotóxicos e muitos outros.

E como vários segmentos da economia estão relacionados ao agronegócio, é preciso entender como essas atividades acontecem e quais são as demandas que profissionais do agro precisam cuidar.

Então, para ficar por dentro do tema, entender a tecnologia e seu papel neste cenário e conhecer o curso de agro da Faculdade Microlins, é só continuar a leitura!

Características do agronegócio

Tudo o que envolve agropecuária, manejo de florestas para comércio e extrativismo vegetal resume o agronegócio.

Além disso, existem muitos comércios que fazem parte do agronegócio, com venda, logística, armazenamento e distribuição das atividades comerciais.

O agronegócio também é bem marcado pelas médias e grandes propriedades rurais, que atuam na agricultura e na pecuária com produção e manejo.

E a tecnologia entra neste setor para facilitar alguns processos, seja em máquinas ou no gerenciamento de insumos.

A modernização do segmento transformou o cultivo e a criação de animais, acelerando o ciclo natural de plantio e crescimento de gado e de plantas. Assim, fica mais rápido atender às demandas do mercado.

E todo profissional que atua com agronegócio precisa ficar atento às mudanças do segmento, entendendo as necessidades e como melhorar a qualidade do solo, por exemplo.

Como a modernização transforma o agronegócio

O agronegócio é formado por três grandes setores da economia: primário, secundário e terciário.

O setor primário refere-se à produção rural agrícola e/ou pecuária, o secundário às agroindústrias e o terciário ao comércio (distribuição e vendas).

E a modernização se trata da presença cada vez mais forte e necessária da tecnologia desses setores. Confira agora algumas delas:

Robôs

A gente usa robôs tecnológicos para tudo, inclusive para ler um artigo como este!

E o setor do agro não ficaria de fora: são adotadas máquinas que atendem a comandos via satélite, drones e sensores terrestres, que permitem um monitoramento de dados mais assertivo.

Dessa forma, recursos podem ser aplicados de forma mais controlada, gerando resultados mais positivos e economizando insumos.

Softwares de gestão

Para gerenciar os dados obtidos e ter relatórios completos, a tecnologia também se faz presente, dessa vez em softwares de gestão que permitem entender a cadeia de produção dos segmentos e também o desempenho das atividades.

Os indicadores de desempenho (KPIs) ajudam nas comparações de resultados e orientam estratégias para chegar a novos resultados.

Energia renovável

A energia limpa é uma realidade do agronegócio faz um bom tempo já – e seus benefícios ultrapassam o quesito financeiro.

Podemos citar a redução de alguns custos de produção, melhora da qualidade da energia e a possibilidade de separar corretamente resíduos de produção.

O atendimento às demandas também é mais otimizado, garantindo agilidade e eficiência.

O que você aprende no curso de agronegócios

O curso MBA em Agronegócios da Faculdade Microlins vai te dar todos os conhecimentos necessários para atuar com proficiência e excelência neste segmento de ascensão!

Você vai aprender conceitos sobre negociação, visão sistêmica, pensamento analíticos, fundamentação para tomada de decisões, análise de dados e muitos outros temas.

Assim, você poderá identificar oportunidades de melhoria em diversos sistemas do agronegócio e poderá também aplicar conceitos modernos e inovadores para aumentar a eficácia energética e produtiva.

Então, que tal acessar a página do curso e planejar seu crescimento profissional em uma área importante para a sociedade? É só clicar aqui!