Os benefícios da leitura para o aprendizado do inglês

Praticar a leitura é um exercício essencial para os alunos que estão aprendendo a língua inglesa. O reading é uma das habilidades-chave para desenvolver os conhecimentos do idioma, já que também permite desenvolver suas speaking e writing skills. No entanto, precisamos reconhecer que ler um livro em inglês é um desafio e tanto, certo? Para você não se sentir desestimulado ou pensar em deixar sua obra favorita de lado, nós explicamos quais os benefícios que a leitura traz para o aprendizado de um novo idioma. Confira!

Você amplia o seu vocabulário

Ler livros em inglês é, na verdade, uma das maneiras mais rápidas e naturais para conhecer novas palavras e, consequentemente, aumentar seu vocabulário. A tarefa pode soar um pouquinho complicada a princípio, mas com a ajuda de um bom dicionário, você logo irá identificar as palavras com muita facilidade.

O processo de leitura permite que você entre em contato com novas estruturas gramaticais, muitas vezes desconhecidas, e vá internalizando seus usos e adquirindo mais experiência sobre como ou onde utilizá-las em uma oração.

Vale lembrar ainda que as novas palavras e regras de gramática estão diretamente relacionadas à linguagem usada pelo autor, ou seja, você pode escolher um livro contemporâneo para ampliar o seu vocabulário ou optar por uma obra do século passado, vivenciando não apenas uma história antiga, mas também uma língua inglesa bem diferente.

Maior facilidade para escrever em inglês

Como já mencionamos, ler livros em inglês influencia diretamente a conquista de novo vocabulário. Logo, conhecendo um número maior de palavras e sentindo-se mais confortável diante das estruturas gramaticais do idioma, você também terá mais facilidade para escrever em inglês.

Aliás, o hábito da leitura também ajuda a reforçar todas as palavras e expressões que você conhecia anteriormente, garantindo que você estará seguro ao formular uma redação no idioma, por exemplo.

A leitura é considerada uma ferramenta muito interessante para desenvolver a criatividade, já que as histórias ajudam a articular o pensamento. Portanto, suas ideias ficarão mais fluidas e você também terá uma tendência menor a cometer erros de ortografia ou gramaticais, então são só benefícios, não é?

Mais livros, mais conhecimento!

Como diz Dr. Seuss, autor de livros infantis conhecido internacionalmente, “quanto mais você ler, mais você saberá; e quanto mais você aprender, a mais lugares você irá”. Portanto, é fundamental ter em mente que o hábito de ler em uma nova língua proporciona acesso a uma quantidade ainda maior de livros, notícias, apostilas, conteúdos para pesquisa e os mais diversos materiais.

Como consequência, você entra em contato com uma série de culturas, o que aumenta significativamente sua bagagem cultural. Que tal se arriscar lendo não apenas livros, mas também histórias em quadrinhos ou textos sobre inúmeros assuntos em plataformas on-line? Ainda, é possível acompanhar as notícias do mundo inteiro lendo jornais focados em coberturas internacionais. Bacana, né?

E aí, já está pensando em ler seu livro favorito em inglês? A atividade pode ser uma ótima opção para ajudar você a dominar a língua inglesa cada dia mais!

Que tal completar seus estudos com o nosso curso, pensado especialmente para você que tem pressa de aprender? :) Tá na hora de sair do básico e aprender inglês do jeito certo com a Microlins! Aqui, nós ajudamos você a trilhar o caminho rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!