O que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar?

Você já parou um instantinho para pensar o que é essencial para ser bem-sucedido no âmbito pessoal e profissional, além de resiliente, confiante e flexível? Dedicação e expertise são, sim, muito importantes, mas é imprescindível desenvolver o que é chamado de inteligência emocional, ou seja, aprender a compreender suas emoções e as daqueles que vivem à sua volta. Neste post, nós explicamos o que esse termo significa e como esse tipo de inteligência pode afetar o seu dia a dia. Confira!

Somos seres emocionais

Influenciado por sua natureza, o ser humano toma decisões baseando-se nas emoções. Tal escolha acontece porque o cérebro emocional é muito mais rápido para processar informações quando comparado ao cérebro racional. Logo, a nossa predisposição para realizar ações nos orientando pelas emoções é extremamente perceptível.

Como consequência desse cenário, o pensamento racional é deixado de lado apenas em um momento inicial, já que logo após realizar uma ação, nós passamos a refletir sobre a situação em si e seus resultados. A inteligência emocional surge, então, como uma habilidade que pode ajudar a lidar com situações do dia a dia, respondendo a elas de forma sensata e tranquila.

Inteligência emocional: administrando emoções

De uma maneira simples, a inteligência emocional é a capacidade de um indivíduo para administrar suas emoções e usá-las a seu favor para alcançar um determinado objetivo. Assim, é possível pensar, sentir e agir de maneira consciente, entendendo as melhores maneiras para lidar com seus medos e inseguranças, sem permitir que as emoções controlem a tomada de decisões ou, ainda pior, ocasionem traumas maiores.

Ainda, esse tipo de inteligência permite o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao convívio social, tornando o indivíduo capaz de identificar e compreender os sentimentos e visões de mundo dos outros. Por isso, também contribui diretamente para a construção de relacionamentos interpessoais mais saudáveis.

Benefícios no dia a dia

Metas pessoais, questões familiares, novos desafios profissionais, problemas financeiros. São inúmeras as obrigações e cobranças diárias que, para algumas pessoas, podem se transformar em fontes de estresse e desgaste. Como vimos anteriormente, o organismo pode produzir como resposta uma série de sintomas emocionais que, ao evoluírem, desencadeiam quadros de ansiedade, depressão ou compulsão, por exemplo.

Por esse motivo, desenvolver a inteligência emocional pode ser uma oportunidade interessante para lidar com o cotidiano e contornar os desequilíbrios, já que desenvolvê-la ajudaa trabalhar na direção de seus objetivos pessoais com desenvoltura e flexibilidade. Confira abaixo os principais benefícios da inteligência emocional:

  • Aumento da autoestima e da felicidade, bem como a superação de barreiras, pontos fortemente relacionados à autoconsciência;

  • Melhor comunicação e enriquecimento dos relacionamentos interpessoais, somados ao desenvolvimento da empatia;

  • Mais compreensão diante dos sentimentos e percepções das outras pessoas, estimulando a melhora nas habilidades sociais;

  • Maior motivação, evidenciando o comprometimento com metas pessoais e a valorização da responsabilidade;

  • Produtividade alta em função da diminuição do estresse.

E aí, você já tinha percebido como as nossas emoções podem influenciar diretamente as nossas atitudes no dia a dia? Desenvolver a sua inteligência emocional pode ser um diferencial e colocar você mais próximo da realização dos seus sonhos! Aproveite a visita ao nosso blog e confira também nossas dicas sobre como ter mais motivação profissional e atitudes que podem alavancar sua vida profissional em 2019.

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.