Quais são as áreas mais flexíveis do mercado de trabalho?

Realizar a mesma função por anos seguidos pode não ser algo animador para muita gente. Há pessoas que acham pior ainda se for necessário cumprir o expediente das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, dentro de um escritório fechado. Quem se identifica com esses sentimentos possui a possibilidade de seguir uma carreira mais flexível, tanto em relação aos hábitos de trabalho quanto no que se refere às atividades exercidas.

Um trabalho flexível pode ser caracterizado por áreas de conhecimento mais amplas, em que o profissional é capaz de realizar diversas funções. Os mesmos cursos e estudos o preparam para exercer cargos distintos dentro do mesmo setor. Além disso, também envolvem a flexibilidade de horários e de local de trabalho. Confira alguns exemplos de carreiras nesse sentido:

Design freelancer

Seguir a carreira de freelancer é uma opção vantajosa para os profissionais que desejam trabalhar dentro de casa ou a partir de qualquer outro local em que se sinta confortável. O fato de não possuir vínculos empregatícios com nenhuma empresa ainda te dá a possibilidade de realizar diversos projetos dentro do design ao longo do tempo; visto que você está apto a trabalhar com publicidade, produção audiovisual e criação de conteúdo on-line e off-line, por exemplo.

Comunicação

A comunicação social é um setor que engloba diversas áreas, como a publicidade, o cinema, a televisão e a produção audiovisual para TV ou para a internet. O profissional que se formar na área estará apto a exercer carreiras distintas, podendo mudar totalmente de cargo ao longo do tempo, saindo de uma agência de marketing e se deslocando para uma produtora de desenhos animados, por exemplo! Além disso, é um setor que depende da tecnologia, sendo bastante influenciado por ela. Pense que você pode fazer parte dessa transformação e criar novos parâmetros para a comunicação entre as pessoas.

Programação

A programação de computadores é um setor bem amplo que também abraça uma série de áreas, como a criação para a web, a manutenção de sistemas e o desenvolvimento de jogos, aplicativos e softwares. Há uma série de linguagens de programação diferentes que ditam qual o tipo de trabalho a ser realizado. Quer criar para dispositivos Android e iOS? Então aprenda Java! Quer mudar de ares? Então estude outra linguagem!

Vendas

Quem se especializa em vendas não precisa necessariamente trabalhar sempre com a mesma coisa, visto que o profissional é capaz de vender diferentes produtos e serviços. A área engloba conhecimentos de oratória, negociação e economia. Com essas habilidades, a pessoa consegue se desenvolver em outros setores relacionados ao mundo dos negócios. Além disso, é possível trabalhar com a prestação de consultoria para diferentes marcas ao mesmo tempo, tornando sua rotina bem mais movimentada.

Gestão financeira

Aprender a gerir o funcionamento de uma empresa e a utilizar os recursos da melhor maneira para o crescimento são conhecimentos multidisciplinares que também ajudam o profissional a trilhar vários caminhos dentro do mundo dos negócios. Além disso, são estudos fundamentais para quem deseja empreender e tirar suas ideias do papel!

Ainda está em dúvida sobre qual profissão escolher? Nós sabemos como esse momento é complicado, e por isso estamos aqui para te ajudar! Para isso, confira mais alguns posts com dicas de carreiras profissionais:

6 profissões para quem não gosta de rotina

5 cursos profissionalizantes em alta no mercado

5 profissões para quem gosta de viajar

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.