5 dicas para melhorar suas habilidades de comunicação no trabalho

A comunicação é a base de tudo! Sem ela, não conseguiríamos pedir comida, desenvolver as nossas relações, pedir ajuda, se cuidar, ter uma vida comum... muitas coisas! saber se comunicar nos ajuda a atingir nossos objetivos e por isso a comunicação no trabalho é indispensável em qualquer área de atuação.

 

Ela permite que os líderes e gestores estejam alinhados, o que pode render um bom trabalho em equipe e resultados ainda melhores do que os esperados. Por isso, para te ajudar a aprimorar as suas habilidades de comunicação no trabalho, te convidamos a continuar a leitura e entender melhor como você pode aperfeiçoar a sua comunicação no ambiente de trabalho e se destacar para seu crescimento pessoal.

 

Continue a leitura e confira nossas 5 dicas:

 

1. Tente conhecer e entender cada colega de trabalho

Conhecer as pessoas que trabalham com você facilita muito para se desenvolver bem na hora da comunicação no trabalho, assim você também se planeja sobre a forma de mostrar informações e dados, pois existem as pessoas mais visuais e mais analíticas, então é interessante saber flexibilizar a comunicação.

 

2. Defina bem os canais de comunicação no trabalho

No ambiente de trabalho existem várias formas de passar alguma informação ou dado, então você precisa definir bem os canais escolhidos para fazer algum comunicado específico. Há quem prefira debater assuntos mais diretos por e-mail ou apenas por uma chamada de vídeo, mas existem aquelas pessoas que preferem discutir bem os seus argumentos e pontos de vista.

 

Por isso, é sua tarefa entender cada perfil de pessoa para alinhar bem a sua comunicação e oferecer um trabalho em equipe que valorize cada indivíduo. Além disso, isso pode te deixar em destaque para cargos de liderança, caso eles sejam um desejo seu.

 

3. Saiba quando falar e quando ouvir

Isso é importante não só no ambiente profissional, mas até na vida pessoal. Afinal, é muito chato quando estamos falando e alguém insistentemente nos interrompe, certo? E a melhor forma de adaptar isso na comunicação no trabalho é entender que cada um vai ter como colaborar de uma forma, considerando o tema em destaque e o foco da empresa.

 

Também frisamos que praticar a escuta ativa é vantajoso não só para o andamento dos projetos, mas também para quem almeja a liderança e quer que o trabalho em equipe seja cada vez mais agradável para todos.

 

Ouça os pontos de vista distintos do seu para que todos possam atuar em conjunto e alcançar as metas como um time!

 

4. Demonstre um vocabulário adequado e firmeza em suas falas

As gírias são muito comuns hoje em dia, mas nem todo tipo de emprego permite que a gente se solte na hora da comunicação, não é? 

 

Claro que existem pequenas exceções, mas no geral, as gírias não costumam ser facilmente e diretamente entendidas durante debates no ambiente de trabalho. Então, demonstrar habilidades de comunicação e também usar um vocabulário assertivo e comumente conhecido pelas pessoas envolvidas é a melhor escolha!

 

Não estamos dizendo para você ficar na formalidade, mas entender que a comunicação no trabalho precisa ser pensada no trabalho em equipe e em como cada colega de trabalho, gestor e líder vai entender o seu posicionamento.

 

Também destacamos que os “achismos” não são boas formas de aprimorar a comunicação no trabalho, pois a liderança e também cargos de maior destaque precisam ser afirmativos e coerentes com suas ideias e falas. É preciso demonstrar confiança no que você diz!

 

5. Dê atenção às expressões corporais no ambiente de trabalho

A última dica deste artigo tem a ver com a forma que você se expressa fisicamente. Sim, isso influencia e muito na comunicação no trabalho!

 

A linguagem verbal é a mais conhecida para a comunicação, mas como o nosso corpo reage a certas informações e falas define muito como estão nossas habilidades de comunicação. Por isso, atente-se às suas reações quando ouvir algo que o (a) desagrade ou quando algo não sai conforme o esperado. O corpo às vezes é muito mais rápido que a mente – e o trabalho de equipe pode ser prejudicado caso essa comunicação corporal falhe.

 

O desenvolvimento profissional é direito de todos que querem se destacar no mundo profissional e queremos que você aprimore não só suas habilidades em comunicação, mas também as competências e conhecimentos necessários para os cargos de liderança. 

 

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