:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

18 de abril de 2019 • 16h15 • atualizada 18 de abril de 2019
5 dicas para transformar ideias em planejamentos

5 dicas para transformar ideias em planejamentos

Carreira

É comum que no dia a dia as pessoas tenham um monte de ideias e aspirem a realizar projetos, criar um novo produto ou produzir inovações. O problema é que, muitas vezes, essas concepções não saem do campo da abstração e acabam sendo só pensamentos! Para evitar isso, é fundamental que você aprenda a transformar suas ideias em planejamentos executáveis. Veja algumas dicas para tal:

Desenvolva sua ideia

Não é muito efetivo basear o seu planejamento logo nos primeiros esboços da ideia. É necessário lapidar o conceito, apresentar questionamentos e refinar os rascunhos. Esse processo não precisa ser algo demorado; é possível criar versões mais apuradas da sua concepção em um período menor de tempo. O importante é que você só comece a pensar no plano de ação quando a sua ideia possuir uma forma concreta.

Questione a viabilidade da ideia

Você tem todos os recursos necessários para botar sua ideia em prática? Se ainda não, é possível consegui-los? Pensar em algo muito maior que sua realidade permite pode não dar certo, minando o planejamento logo no começo. Por isso, é fundamental analisar a viabilidade da ideia. Caso ainda não tenha todo o aparato para realizá-la, adapte-a à situação ou busque construir primeiramente as bases para a execução dos planos.

Crie objetivos específicos

A ideia não deve apenas ser algo geral que está em sua cabeça; é preciso transformá-la em planos concretos. Tem um conceito para um novo canal do YouTube? Pois bem, coloque como objetivos principais criar a identidade visual do programa, fazer um perfil nas redes sociais, escrever os primeiros roteiros e gravar os vídeos de teste, por exemplo.

Crie o planejamento

Descreva o plano de ação, desenvolvendo tópicos como tarefas, objetivos, e cronograma. Para tal, utilize os recursos gráficos disponíveis, como apresentações em Power Point. O documento não precisa ser gigantesco com várias páginas; vá direto ao ponto e seja conciso em suas palavras. Pense que as outras pessoas também precisam entender o que você quer passar, por isso é necessário utilizar uma linguagem clara e objetiva.

Gerencie as ações

Finalizar o planejamento não é o final do trabalho. Na verdade, é só o começo! Para que a ideia realmente saia do papel, você precisa gerir a execução dos planos, acompanhar o cumprimento dos prazos e resolver os problemas. Se o projeto ainda envolver outras pessoas, é necessário utilizar suas habilidades em oratória e liderança para colocar todo mundo na mesma direção e engajar a equipe nas tarefas.

Veja mais dicas para desenvolver a vida profissional e pessoal:

5 habilidades que vão fazer de você um bom profissional

7 benefícios da oratória na vida profissional

O que é inteligência emocional e como ela pode te ajudar?

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu