:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

11 de janeiro de 2019 • 10h54 • atualizada 11 de janeiro de 2019
5 habilidades que vão fazer de você um bom profissional

5 habilidades que vão fazer de você um bom profissional

Carreira

Investir em cursos profissionalizantes, aprender inglês e especializar-se dentro da sua área de interesse são requisitos necessários para se dar bem no mercado de trabalho. Porém, além dessa preparação sempre tão falada, há outras competências e habilidades que são fundamentais para oferecer aquele “algo a mais” importante para a consolidação da carreira profissional. Confira algumas delas!

Oratória

Possuir uma boa oratória não diz respeito apenas à habilidade de falar bem em público, mas também à capacidade de transmitir suas ideias a outras pessoas. Envolve o ato de organizar sistematicamente seus pensamentos e falar de maneira clara e objetiva, a fim de convencer os outros de que você está seguro do que diz.

É uma aptidão que vai te ajudar bastante a “vender o seu peixe” na hora da entrevista de emprego. No dia a dia de trabalho, a oratória é importante para transmitir suas ideias em debates, brainstorms ou em qualquer outra reunião. Além disso, é uma característica essencial aos líderes, que precisam falar com cuidado sobre tudo o que pensam e o que esperam da equipe.

Inteligência emocional

Refere-se principalmente à capacidade de entender os seus sentimentos e se condicionar a controlá-los. Em momentos de estresse ou em qualquer outra situação delicada, é fundamental que você respire, conte alguns segundos e consiga agir sem perder a cabeça. Só assim você consegue tomar decisões realmente assertivas. Além do mais, é uma característica que te ajuda a construir bons relacionamentos com as pessoas; afinal, ninguém gosta de trabalhar com alguém explosivo e que não se controla quando está sob pressão, né?

Desenvolver inteligência emocional não é uma tarefa fácil, já que envolve um intenso trabalho psicológico. Se for muito difícil para você tocar o barco sozinho, não hesite em procurar ajuda especializada. O importante é estar bem com os próprios sentimentos e conseguir viver de maneira calma e controlada.

Criatividade

A criatividade não se trata apenas da elaboração de produtos revolucionários ou da criação de obras grandiosas, mas simplesmente diz respeito à sagacidade de encontrar soluções e respostas onde parecia não haver. Além disso, é uma habilidade que te ajuda a driblar os percalços mais rotineiros do dia a dia, fazendo com que você retire boas resoluções até mesmo das situações mais difíceis.

Por mais que muita gente visualize a criatividade como um dom nato, saiba que não é bem assim. É completamente possível desenvolver seu senso criativo, começando com muito estudo! Busque referências que te permitam criar uma base, assistindo a filmes, pesquisando sobre a sua área, lendo livros e procurando qualquer tipo de informação que enriqueça o seu background pessoal.

Senso crítico

Em linhas gerais, refere-se à capacidade de julgar o que é viável e o que não compensa muito, tanto na área pessoal quanto nos negócios. É uma habilidade que ajuda a fazer escolhas, já que você enxerga com clareza o que são boas oportunidades e o que pode ser deixado de lado.

Em termos técnicos, um senso crítico apurado também está relacionado a uma boa formação educacional e de repertório. Com experiência e estudos, você cria um juízo suficiente para escolher e utilizar os principais elementos e práticas que facilitam o trabalho e o tornam mais produtivo.

Sensibilidade

Em uma época em que as máquinas conseguem realizar muitos dos serviços “pesados”, concentrar-se nas relações humanas parece um caminho viável para os empregos do futuro. Nesse sentido, é fundamental que o profissional desenvolva sua sensibilidade, que diz respeito ao sentimento de sentir compaixão e simpatia pelas outras pessoas.

Além disso, a sensibilidade envolve termos importantes, como a empatia e a solidariedade. O primeiro consiste na habilidade de colocar-se no lugar dos outros e entender que existem realidades diferentes da sua, conseguindo enxergar o ponto de vista alheio. Ser solidário é estar disposto a ajudar as pessoas, tanto em questões pessoais e internas quanto ao que se refere à sociedade como um todo, como a preservação ambiental e o combate à fome e às injustiças sociais.

Veja também algumas outras dicas que vão te ajudar a crescer profissionalmente:

7 coisas que você deve fazer agora para ser bem-sucedido no futuro

5 atitudes que podem alavancar sua vida profissional em 2019

Como ser um profissional criativo e inovador?

Capacite-se na Microlins!

Saiba mais sobre os cursos da Microlins e capacite-se com o conhecimento que ajuda a transformar a sua vida. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu