:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

25 de setembro de 2018 • 18h02 • atualizada 25 de setembro de 2018
Como realizar o sonho de morar fora do país?

Como realizar o sonho de morar fora do país?

Carreira

Morar fora do Brasil é o sonho de muita gente! De fato, conhecer uma nova cultura e aproveitar as paisagens de um lugar diferente é realmente uma experiência incrível. Porém, até chegar lá, é preciso percorrer um longo caminho de preparação. No post de hoje, nós vamos trazer algumas dicas para te ajudar a entender um pouco melhor quais são os passos necessários para conseguir realizar o objetivo de passar um tempo em outro país.

Definir o objetivo

Primeiro decida qual o seu foco no novo país. Entenda que se mudar não é simplesmente juntar as coisas e ir. Você precisa ter um objetivo claro que, muitas vezes, deve ser apresentado às autoridades responsáveis para obter a permissão de entrada e estadia no território.

A sua mudança pode ser motivada por algumas atividades, como:

Cursos de inglês

Algumas agências e escolas oferecem a oportunidade de o aluno estudar inglês em países como Inglaterra, Irlanda ou Austrália. O objetivo é ficar imerso em um local onde você estará em contato com o idioma constantemente. Além disso, ainda tem a chance de vivenciar outra cultura e acumular experiências importantes para a sua formação pessoal.

Cursos diversos

Você pode conquistar uma vaga em alguma instituição de ensino estrangeira, seja para graus de graduação, mestrado, doutorado ou mesmo para cursos rápidos. Não precisa necessariamente ser uma universidade, mas sim um local reconhecido que te ofereça uma boa formação educacional.

Trabalhar

Outra opção é mudar-se para outro país com o objetivo de trabalhar. Alguns lugares exigem que você conquiste a vaga de emprego antes mesmo de iniciar o processo de obtenção do visto, tornando-a uma motivação para a sua estadia. Já outras nações permitem que você vá primeiro e busque trabalho quando já estiver lá.

Informar-se sobre o país de destino

Paralelamente ao processo de definição das suas ocupações, é preciso também escolher qual será o país de destino. Quando estiver estudando as possibilidades, pesquise bastante sobre cada uma das opções. Entenda os procedimentos legais aos quais você deverá se submeter para regular sua estadia e conseguir todas as permissões necessárias. Além disso, pesquise também sobre a cultura local, principalmente para não ter grandes choques ao chegar lá.

Dependendo do seu objetivo, será preciso medir a sua proficiência em inglês. Para isso, existem alguns testes como o TOEFL ou o IELTS, que servem para demonstrar seu nível de domínio do idioma e podem ser decisivos para se obter o emprego ou a vaga na universidade, por exemplo. Procure se informar muito bem sobre isso e conheça as provas que precisará realizar.

Preparar-se

Depois que já tiver um norte definido para a sua viagem, comece a se programar com antecedência. Mesmo que seja um objetivo a longo prazo, é importante que você já saiba quais passos seguir para realizar seu sonho com segurança.

Aprender inglês

Por mais que esse seja o objetivo da viagem, é preciso que você não saia do Brasil completamente iniciante no conhecimento do idioma. O inglês é um requisito básico para você conseguir se virar mundo afora, e é essencial se mudar com uma boa base que te permita não passar por grandes sustos. Estude um bom tempo antes de viajar e só vá quando se sentir completamente seguro das suas capacidades de falar uma segunda língua.

Especializar-se

Para quem está pensando em trabalhar fora do país, é importante fazer um plano de carreira. Defina se você quer se mudar para se dedicar à área de sua escolha ou se quer apenas um emprego, independente do que seja.

Para ambos os casos, é fundamental possuir um amplo background educacional que te destaque entre os concorrentes. Por isso, invista desde cedo em cursos profissionalizantes que possam te ensinar diferentes conteúdos requisitados no exterior, como gestão empresarial e informática.

Juntar dinheiro

Alguns cursos e trabalhos exigem um pagamento prévio. Além de juntar esse dinheiro, você deve também ter em caixa uma quantidade reserva para qualquer imprevisto. Mesmo que você vá trabalhar assalariado no novo local, tenha uma quantia suficiente para sobreviver sozinho por um tempo. Pense sempre que problemas podem acontecer e você não quer ficar desamparado longe de casa, né?

Providenciar a documentação

Os processos de obtenção de visto e regularização da estadia dependem muito do país, podendo ser tranquilos ou mais desgastantes. Alguns irão exigir uma documentação extensa que pede um bom tempo para ser recolhida. Por isso, planeje-se com bastante antecedência para não ter sustos e nem perder a viagem por causa de problemas legais.

Entender os impactos da mudança

Além de organizar as partes práticas, é preciso atentar à preparação psicológica. Entenda que mudar de país é um processo desgastante que pede reflexão. Lembre-se de que você vai estar longe de casa e irá gastar um bom tempo para se adaptar à nova realidade. Tenha consciência de que as coisas serão um pouco difíceis e que é preciso coragem e determinação para levar esse sonho adiante.

Acredite nos seus sonhos! Com preparação e muita organização, você conseguirá realizar o objetivo de morar fora do Brasil.

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo! Estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu