:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

23 de julho de 2019 • 09h33 • atualizada 23 de julho de 2019
Estresse no trabalho: como identificar e combater

Estresse no trabalho: como identificar e combater

Carreira

O estresse é algo muito nocivo para o corpo humano, responsável por uma série de incômodos, como dores, desânimo e até o desencadeamento de outras doenças. O trabalho é um grande propulsor do problema, visto que a correria e a pressão do dia a dia cobram o seu preço. Quer saber como identificar esses quadros de estresse e combatê-los? Então confira nossas dicas! 

Principais sintomas a curto prazo

O estresse no trabalho pode se manifestar logo após um período traumático - como uma bronca, uma entrega importante ou um erro -, trazendo sintomas como dor de cabeça, desânimo, ansiedade, cansaço e taquicardia. Se for motivado apenas por algo momentâneo, a tendência é que após a poeira abaixar, as coisas voltem ao normal e você se sinta melhor com a rotina. 

Persistência dos sintomas 

Se as sensações de inquietude, fraqueza, irritabilidade, desânimo e ansiedade permanecerem por muito tempo - mesmo sem motivos aparentes ou por motivos corriqueiros - a questão pode realmente estar relacionada com a sobrecarga no trabalho, tornando-se um problema mais complexo e solucionável apenas a longo prazo. 

Autoanálise 

Pode ser bem complicado encontrar e isolar as principais causas do seu estresse, que podem ser problemas no trabalho, na família ou nos relacionamentos, por exemplo. Para conseguir chegar a essas conclusões, é preciso fazer profundas autoanálises que envolvem até o acompanhamento de um profissional capacitado. Assim, é possível chegar nas motivações e resolvê-las diretamente. 

Mantenha a calma 

Por mais que a fase não esteja boa, é fundamental manter a calma até mesmo nos momentos de mais estresse. A inteligência emocional é uma habilidade que te ajuda a gerir os sentimentos de maneira eficiente - até os mais complexos. Não deixe transparecer sua irritação para outras pessoas, já que isso pode te render ainda mais problemas. 

Avalie seu método de trabalho 

Será que você não está colocando uma carga emocional extra no trabalho? Se preocupando muito com coisas com que não precisa se importar tanto assim? De fato, é importante sempre buscar fazer o melhor, mas você não necessita colocar sobre si mesmo uma pressão bem maior do que pode aguentar. Pense um pouco nas suas filosofias de trabalho e formule algo que seja sustentável ao longo do tempo. 

Organize a rotina 

Procure mudar a rotina antes e após o trabalho, pensando em uma nova organização e introduzindo atividades como exercícios físicos e relaxamentos. O importante é manter a saúde, o condicionamento e a tranquilidade para conseguir, mesmo com os problemas do dia a dia, levar os afazeres numa boa e não se estressar além da conta.

Avalie a permanência no emprego

Você pode conversar com o RH da sua empresa e se abrir em relação a situações que estão te deixando muito estressado, sobrecarregado ou ansioso. Se nada for feito - ou nem mesmo houver espaço para a reclamação - cogite a possibilidade de mudar de emprego. Pense que talvez o seu ritmo não é compatível com a empresa e o melhor é buscar outras oportunidades. 

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu