:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

13 de março de 2019 • 10h24 • atualizada 13 de março de 2019
Por que investir na sua educação é tão importante?

Por que investir na sua educação é tão importante?

Carreira

Não é novidade que se destacar no universo profissional é um grande desafio. Além de dedicação, disciplina e empenho, o profissional contemporâneo encontra a necessidade de uma atualização constante com as tendências do mercado. Assim, a educação continuada não é apenas uma opção, mas sim uma demanda crescente e fundamental para trilhar uma trajetória corporativa de sucesso. Aqui, nós explicamos porque investir nos estudos e especializar-se é tão importante. Acompanhe.

A importância da aprendizagem

A educação continuada consiste na constante busca pelo crescimento pessoal e profissional, na qual o aluno almeja o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de novas habilidades e competências capazes de trazer diferenciais ao seu trabalho. O esforço dos profissionais brasileiros em direção a essa prática tem crescido; afinal, esse tipo de educação se transformou em um fator fundamental para que as empresas escolham novos currículos - vale destacar que essa tendência é frequente e independe da área de atuação.

Essa procura é decorrente das organizações que estão concentradas em agregar profissionais comprometidos ao seu time, ou seja, colaboradores que não se preocupam apenas em desempenhar suas funções, mas também em trazer novas contribuições e ideias, tanto para a rotina de trabalho quanto para novos projetos.

Ambiente acadêmico

Apesar de a experiência ser um fator dominante para a seleção profissional, os diplomas e certificados são diferenciais interessantes, que despertam o interesse das grandes corporações. Segundo pesquisa realizada pela Catho, plataforma on-line de currículos e vagas de emprego, profissionais com nível superior completo correspondem a 70,9% dos colaboradores contratados no país. Entre eles, 15% dos profissionais apostaram na educação continuada e cursaram também uma pós-graduação ou um MBA.

Cursos profissionalizantes

Assim como os profissionais graduados, o mercado também vê com bons olhos aqueles que continuam buscando novos conhecimentos e se especializando. Atualizar-se é, portanto, uma maneira de o profissional demonstrar a sua preocupação em estar pronto para lidar com as dinâmicas de um mercado sempre imprevisível e sujeito a muitas mudanças.

Portanto, os cursos livres relacionados à área de atuação do profissional, ou mesmo cursos profissionalizantes, capazes de aprimorar habilidades comuns do dia a dia de trabalho, são ótimas opções para quem deseja investir na educação continuada, já que essa atualização proporciona aos profissionais uma atuação ainda mais precisa no mercado de trabalho. No entanto, é necessário ter em mente que tal especialização deve dialogar com a atuação profissional e, por isso, deve ser correlata à área de atuação ou então atuar como uma força motriz, capaz de estimular uma mudança na carreira e ocasionar uma recolocação.

Domínio da língua inglesa

Além de dominar os conhecimentos adequados à área de atuação, o profissional contemporâneo também deve estar preparado para lidar com as demandas de uma economia e um mercado cada vez mais globalizados e ágeis. Assim, é imprescindível procurar também pelos cursos de idiomas, dominando apropriadamente o inglês e, se possível, adquirindo conhecimentos em outras línguas - afinal, a língua inglesa tornou-se um item obrigatório em todos os currículos.

Logo, garantir o domínio de um novo idioma pode ser uma porta de entrada interessante para novas oportunidades de trabalho e até mesmo a tão sonhada promoção! Atualmente, os profissionais precisam estar prontos para lidar com o idioma tanto em tarefas comuns do dia a dia, como na leitura de relatórios e documentações, quanto em situações mais desafiadoras, como reuniões e apresentações importantes, realizadas com colaboradores de todas as partes do mundo via videoconferência.

Benefícios do investimento na educação

É claro que ao considerarmos a importância da aprendizagem continuada e a necessidade da constante atualização dos profissionais de hoje, é essencial ter em mente que tal busca por conhecimento deve ser compreendida como um investimento na carreira. Os cursos profissionalizantes, especializações, palestras e workshops variados são itens interessantes que podem destacar um currículo em meio às informações de outros candidatos, mostrando não apenas o preparo profissional para dialogar com os desafios da profissão, mas principalmente o interesse em continuar aprendendo e lapidando seus conhecimentos e habilidades.

Além do reconhecimento e da oportunidade de evolução - aqui, no âmbito pessoal e profissional -, a preocupação com o investimento na educação também proporciona uma maior facilidade de escalada profissional, ocasionando a conquista de novos cargos e oportunidades de trabalho. Ainda, é comum que os colaboradores preparados e atualizados encontrem melhores remunerações ao desempenharem seus papéis profissionais.

Seguir estudando é fundamental para conquistar novas experiências no mercado profissional, aprimorar habilidades e conhecer outros pontos de vista que podem impactar diretamente a sua atuação. E não deixe para depois, certo? Há muito o que aprender e conhecer!

Nós acreditamos que o conhecimento transforma o mundo. Venha se capacitar com a gente! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu