:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

09 de fevereiro de 2018 • 13h11 • atualizada 09 de fevereiro de 2018
As dúvidas mais comuns de pessoas que vão prestar um concurso público

As dúvidas mais comuns de pessoas que vão prestar um concurso público

Concursos públicos

Todos os profissionais sonham em ter estabilidade no emprego, e muitos deles busca passar em um concurso público. Porém, antes de atingir o objetivo desejado, é preciso se dedicar muito aos estudos. Cada vaga tem, em seu edital, as informações que o candidato deve saber antes de prestar a prova, e isso gera dúvidas em muita gente! A Microlins separou as principais delas e vai te guiar para o caminho certo. Confira:

Como escolher qual concurso prestar?

Antes de se inscrever para a prova, é preciso levar em consideração alguns aspectos: cada uma delas é voltada a um nível de escolaridade, sendo nível fundamental, médio, técnico e superior completos. Assim, reflita sobre qual concurso combina com você de acordo com seu nível de formação. E além da remuneração, pense em seus interesses e objetivos de carreira.

Estar atento às especificações sobre a vaga também é importante, porque algumas necessitam de mobilidade para outras cidades ou uma rotina diferente do comum. O nível de dificuldade e a concorrência também dizem muito sobre a escolha, porque podem exigir mais tempo de dedicação.

Como faço para me inscrever?

Fique atento aos editais! Sites como Concursos no Brasil e G1 Concursos e Empregos sempre se atualizam com notícias e exames novos em todo o Brasil. Quando aparecer uma vaga de seu interesse, leia pacientemente o edital feito por quem organiza a prova. Grande parte das inscrições são feitas no próprio site do órgão realizador, mas também existem casos em que é preciso se inscvrever em agências bancárias ou nos Correios.

Leia nas informações a data limite para o pagamento da taxa de inscrição! Alguns editais isentam as taxas para beneficiados, que normalmente são doadores de sangue, desempregados, estudantes e candidatos com baixa renda.

O que devo estudar?

Cada exame possui um edital com todas as informações necessárias sobre ele, desde a data da prova até o conteúdo que deve ser estudado. As disciplinas aparecem de acordo com o nível de escolaridade do candidato que presta o exame ou com o cargo.

Os níveis determinam a dificuldade das matérias cobradas, e as que mais aparecem são língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais. Provas para a carreira de direito, por exemplo, costumam cobrar assuntos como direito administrativo e constitucional.

Como fico sabendo da data de convocação para a vaga?

Se você passar em um concurso e não souber quando será a sua convocação, espere pela resposta do órgão ou instituição que realizou a prova. Normalmente, é a administração deles quem decide a data de convocar os aprovados, mas isso deve ser feito dentro do prazo de validade do concurso! Esse prazo pode durar até dois anos, mas é especificado no edital para não assustar ninguém na hora.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como funcionam os concursos, que tal começar a se preparar? Os cursinhos preparatórios da Microlins ajudam o aluno a ter foco nos conteúdos e a criar uma disciplina para o tempo de estudos. O modelo de aulas é bem amplo e detalhado, direcionado para cada carreira desejada. Procure a unidade mais próxima de você e não fique para trás!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu