:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

29 de abril de 2019 • 11h17 • atualizada 29 de abril de 2019
Como se preparar para o exame da OAB

Como se preparar para o exame da OAB

Concursos públicos

O Exame de Ordem da OAB é um processo a que se submetem os formados em Direito para que, caso aprovados, recebam a concessão para o exercício da advocacia. Segundo o edital do XXVIII Exame de Ordem Unificado, a primeira fase constitui-se de uma prova objetiva com 80 questões que englobam os principais assuntos da grade curricular padrão dos cursos de Direito no país.

Já para a segunda fase, o candidato pode escolher entre 7 diferentes áreas para responder a quatro questões mais uma peça processual. A nota mínima para aprovação na primeira fase é 50%. Já para a segunda, é preciso acertar 60% do total da prova.

Portanto, a aprovação no Exame é fundamental para exercer a advocacia. Para ajudar quem está nesse processo, nós separamos algumas dicas para ter sucesso na prova. Confira!

Entenda como funciona o Exame

Acesse o edital no site da FGV e confira o regulamento do processo em que irá se inscrever. No documento é possível encontrar informações importantes, como tempo de prova, critérios para a nota, possibilidade de recursos e até mesmo as matérias a serem cobradas no exame.

Procure um curso preparatório

Matricule-se em um curso preparatório para o Exame de Ordem, como os oferecidos pela Microlins. Eles irão te ajudar com uma preparação guiada por profissionais com experiência na prova, trazendo uma seleção mais apurada dos principais assuntos para rever. Além disso, o material de apoio será um importante aliado para os estudos!

Estude o que mais cai nas provas

O exame procura abordar diferentes assuntos do Direito, e alguns merecem destaque por serem cobrados com mais frequência nas provas. Ética da OAB, Direito Civil e Direito Penal são exemplos de temas recorrentes. Os professores do curso preparatório te ajudam a selecionar esses conteúdos e se preparar com foco no que os testes tendem a requisitar.

Refaça as provas antigas

Ao refazer as provas de anos anteriores, você consegue identificar o estilo seguido pela OAB. Com a prática, o Exame ficará menos “estranho” para você, que entenderá melhor como ele aborda os assuntos e constrói as questões.

Organize a rotina

Você não precisa estudar exatamente todos os conteúdos do curso de Direito, já que há uma seleção do que mais cai na prova. Monte seu cronograma de estudos com base nesses temas e em sua rotina, levando em consideração o tempo disponível até as provas. O ideal é que você comece a estudar o mais cedo possível, ainda na faculdade! Reserve também alguns horários para fazer revisões e simulados.

Estude para as duas provas

Por mais que os objetivos possam ser diferentes para cada fase durante a preparação, é válido não separar completamente os estudos. Pense desde o começo em qual área escolherá para a segunda fase, e já estude a matéria e faça revisões pensando nas duas provas, para já aprender os assuntos de maneira aprofundada, desde o começo.

Atualize-se sempre

É muito importante ter as versões atualizadas de produções relevantes para o Direito, como o Código do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a própria Constituição Federal. Além disso, fique atento às súmulas e orientações jurisprudenciais recentes que também podem ser cobradas nas provas!

Prepare-se psicologicamente

Os anos de faculdade podem fazer com que o candidato se desacostume totalmente com o clima de um exame, já que o vestibular foi há tanto tempo. É preciso entrar novamente no ritmo, principalmente se você for participar de concursos públicos no futuro. Para isso, faça simulados e treine o controle do tempo de prova e do nervosismo. Nos dias próximos às provas, alimente-se bem e chegue tranquilo ao local!

Prepare-se com a Microlins!

Procure a Unidade Microlins mais próxima de você e estude com os nossos cursos preparatórios para o Exame da OAB!

Unidades Microlins

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu