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19 de fevereiro de 2019 • 17h14 • atualizada 19 de fevereiro de 2019
6 coisas que você precisa saber para ter sucesso em vendas

6 coisas que você precisa saber para ter sucesso em vendas

Empreendedorismo

Quem pretende se sobressair no ramo de vendas precisa equilibrar uma série de conhecimentos de marketing, comunicação, negociação e análise de mercado. Além disso, deve estar atento a mais algumas dicas, como as que listamos abaixo. Confira!

Colocar-se no lugar do cliente

O que a pessoa busca ao entrar em contato com a sua empresa? Quais as necessidades dela? Quais os medos e as inseguranças? Colocar-se no lugar do consumidor ajuda a enxergar sua marca a partir da ótica dele, entendendo as motivações que o levam à compra, bem como as principais objeções que podem impedi-lo. Além disso, esse exercício de empatia mostra para o cliente que o vendedor está interessado em ajudá-lo, e não apenas em ganhar comissão com a venda.

Adaptar-se ao cliente

Os estudos em vendas são fundamentais para formar a base do vendedor, dando-lhe os conhecimentos necessários para as mais diversas situações. Porém, a teoria não deve ser algo imutável; pelo contrário, é fundamental que você se adapte a cada nova negociação. Manter o mesmo discurso sempre pode não funcionar, e durante o atendimento, você precisa ter a percepção apurada para entender o que o cliente quer e adaptar sua fala para atendê-lo.  

Uma boa oratória é fundamental

O processo de venda é um momento que deve criar um relacionamento próximo entre a empresa e o cliente. Por mais que as características do produto sejam relevantes, grande parte da decisão de compra depende das capacidades de convencimento do vendedor. Por isso, é fundamental desenvolver as habilidades em oratória, aprendendo a montar discursos claros e concisos. Além disso, estude técnicas relativas a contar histórias, dar exemplos no dia a dia e aproximar o produto à vida do consumidor, por exemplo.

É essencial conhecer o que se vende

Se o vendedor nunca teve contato algum com o produto ou serviço que vende, ficará bem difícil convencer o cliente a comprá-lo, não é mesmo? Portanto, é imprescindível que você conheça bem o que a sua empresa oferece. Mesmo que ela conte com itens bem diferentes, vale muito a pena tirar um tempo para estudar cada um deles. Assim você consegue explicar sobre os produtos com detalhes e responder as perguntas do cliente.

As metas precisam te guiar

Ter objetivos e criar planos para alcançá-los é uma prática fundamental na vida de qualquer pessoa, independentemente da área de atuação profissional. No mundo das vendas, isso fica ainda mais evidente! A empresa precisa traçar metas de rendimento e produtividade para cada funcionário. Além disso, o vendedor também precisa contar com alvos pessoais. Uma boa dica é não apenas mensurar as vendas que você fecha, mas também as que perde, sabendo exatamente o seu índice de assertividade na negociação.

É preciso se atualizar sempre

Não é porque você estudou as principais técnicas de negociação e de marketing que precisa ficar parado no tempo! A área muda bastante e sempre conta com novas tendências. Por isso, é fundamental continuar se especializando e se atualizar sobre o mercado. Participe de feiras e encontros do setor, compre livros e faça novos cursos; tudo vai te ajudar a se manter antenado na profissão.

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