FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE
NA MICROLINS E PELO MUNDO
Os números não mentem: em 2015, o comércio virtual movimentou mais de R$ 40 bilhões, cifra que representa um aumento de 15% em comparação com as transações realizadas no ano anterior. Ainda segundo o mesmo estudo, a previsão é que em 2016 esse valor alcance R$44 bilhões, o que representa um aumento de 8% nas vendas.
Mesmo com a nítida mudança no comportamento dos consumidores, ainda tem quem se pergunte: loja virtual é um bom negócio? Se esse é o seu caso ou se você quer entender melhor sobre a criação de loja virtual, confira as dicas da Microlins:
E-commerce ou Loja Virtual é todo negócio cuja transação financeira acontece totalmente no ambiente digital. Ou seja, o consumidor encontra o seu site, busca pelo produto que necessita ou deseja, adiciona ao carrinho e fecha o pedido no próprio site.
O produto em questão pode ser tanto algo físico, como uma camisa, ou um serviço intangível, como um curso de inglês. Além disso, apesar da automação, os negócios digitais devem contar com equipes de atendimento e vendas, a fim de aumentar a conversão e melhorar o atendimento aos clientes.
Quando falamos em “nicho”, estamos nos referindo a segmentos específicos que o dono de um e-commerce pode explorar. Os especialistas em marketing digital também utilizam o termo “cauda longa”, que representa as palavras-chave (ou expressões) buscadas no Google pelas pessoas que desejam comprar tais produtos.
Por exemplo, suponhamos que você venda peças de tuning para carros, ou seja, acessórios de customização veicular. Não vale a pena competir com grandes fornecedoras de peças tradicionais pelo termo “peças de carro” se o seu público está buscando isso algo específico. Nesse caso, valeria a pena trabalhar algo como “peça tuning Corsa 2007”.
A criação da sua loja dependerá, basicamente, do orçamento disponível. Isso porque existem diversas plataformas de e-commerce, desde as mais baratas (algumas até gratuitas, como os diferentes plug-ins para WordPress), até plataformas mais robustas, que exigem um investimento maior.
Independentemente da plataforma e do seu orçamento, preparamos um check-list para que você consiga atrair visitantes para o seu site e o mais importante: vender! Vamos lá:
Adote selos de segurança no seu e-commerce e deixe-os bem à vista para que o consumidor não tenha dúvidas na hora de passar o cartão na sua loja virtual.
Utilize e-mail, Redes Sociais e até mesmo o WhatsApp para interagir com potenciais consumidores e clientes. Lembre-se que um atendimento de excelência representa mais vendas ao final do mês!
O conteúdo ajuda a sua loja virtual a ser encontrada no Google, diminui o tempo de atendimento e tem a capacidade de gerar demanda. Investir em vídeos, artigos e e-books é o grande diferencial dos principais e-commerces do mundo!
Como você distribuirá seu produto? Quanto custa cada frete? Quanto tempo demora? Em caso de erro com algum pedido, como sua loja virtual agirá? Pensar nisso antes de o problema aparecer certamente te livrará de muitas dores de cabeça!
Criar uma loja virtual de sucesso exige dedicação e trabalho, mas ao mesmo tempo é capaz de revolucionar suas vendas! A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos de administração e vendas e especialize-se em informática para iniciar sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!