:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

25 de abril de 2017 • 15h30 • atualizada 10 de agosto de 2017
Saiba todas as mudanças no Enem para 2017

Saiba todas as mudanças no Enem para 2017

Enem

A Microlins está sempre ligada quando o assunto é Enem. E se você já começou o seu roteiro de estudos, precisa saber também sobre as mudanças que aconteceram na realização da prova nesse ano. O Inep, instituto que aplica as provas do Enem, inovou em 2017 e realizou uma consulta pública com mais de 600 mil participantes para saber as preferências dos estudantes ao realizar o exame.

Uma das perguntas da pesquisa era sobre o formato de aplicação da prova: 70% dos estudantes não quiseram que ela fosse feita por computador, escolhendo manter a realização em papel. Em outra, a maioria escolheu que o formato de dois dias de realização do exame permanecesse como a melhor opção. No entanto, apesar de esses itens não sofrerem alteração, outros foram decisivos para os alunos que irão realizar o exame em 2017. Quer ficar por dentro de tudo que mudou? A Microlins explica para você:

Dia das inscrições

As inscrições para o Enem 2017 começam no dia 8 de maio e vão até o dia 19 de maio, de acordo com o edital da prova. Este ano, as solicitações de atendimento especial ou tempo adicional de prova serão realizadas no ato da inscrição, mediante a inserção de documento comprobatório.

Gratuidade da inscrição

Agora, o benefício da isenção de taxa será concedido também aos cadastrados no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O participante deverá informar, no ato da inscrição, o número da Identificação Social (NIS) e o sistema fará uma busca automática. Se o estudante não apresentar-se no dia da prova, só vai conseguir utilizar o mesmo benefício em 2018 se comprovar a ausência por documento oficial ou atestado médico.

Dias das provas

Em 2016, a prova havia sido aplicada em dois dias do final de semana, um sábado e um domingo. Na consulta pública realizada pelo Inep, 42% dos estudantes escolheram as datas de exame como dois domingos seguidos. Com esta decisão, as provas de 2017 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. Esta mudança também auxilia sabatistas, já que era obrigatório esperar em uma sala até as 19h do sábado para que pudessem iniciar as provas.

Ordem das provas

No ano passado, os conhecimentos das matérias de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias foram testados no primeiro dia. As de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias foram realizadas no domingo, segundo dia de prova.

Este ano, o primeiro domingo, dia 5, terá a aplicação das provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração. Já no dia 12, é a vez de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

Provas personalizadas

Por medidas de segurança, a partir de 2017, a mudança também acontece nas provas e cartões de resposta: os cadernos de prova passarão a ser personalizados, ou seja, o nome completo e o número de inscrição do aluno já estarão impressos na capa. Antes, os cartões de respostas eram recebidos separadamente da prova e os próprios alunos faziam a identificação da cor do caderno. Este ano, os cartões de resposta estarão encartados na prova, também personalizados com nome e número de inscrição.

Enem diferente para treineiros

Com o objetivo de cortar gastos, estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio não poderão mais fazer a prova apenas para testar os conhecimentos. De acordo com o Inep, serão aplicados simulados específicos baseados no mesmo modelo do Enem para aqueles que desejam treinar as particularidades da prova, antes de prestarem oficialmente.

Certificação diferenciada para ensino médio

Outra mudança importante deste ano: o Enem não servirá mais para certificar o ensino médio. Para esta opção, haverá a aplicação de uma prova específica, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para participar é preciso ter mais de 18 anos.

Resultado das provas

A divulgação de resultados por área de conhecimento, individual e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni) será mantida para 2017. Os resultados serão publicados no dia 19 de janeiro de 2018. A mudança acontece no ranking de escolas: as médias das notas dos estudantes separados pela escola não serão mais divulgadas.

Prepare-se para o Enem na Microlins!

Agora é a hora de conquistar uma vaga no ensino superior e dar os primeiros passos para o seu futuro. Se você quer tirar as melhores notas nessa prova tão importante para a sua carreira, confira o curso preparatório para Enem 2017 da Microlins e não perca a chance de alcançar o sucesso!

Veja também: O que estudar de matemática para o ENEM

Veja também: O que estudar de biologia para o ENEM

Veja também: O que estudar de química para o ENEM

Veja também: O que estudar de história para o ENEM

Veja também: O que estudar de português para o ENEM

Veja também: O que estudar de geografia para o ENEM

Veja também: O que estudar de física para o ENEM

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu