:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

06 de setembro de 2016 • 09h50 • atualizada 10 de agosto de 2017
Matemática para o ENEM: os assuntos que mais caem em matemática

Matemática para o ENEM: os assuntos que mais caem em matemática

Enem

Final do ano chegando e os estudos começam a apurar. Principalmente daquelas matérias tidas como as mais temidas no ENEM: matemática, por exemplo. São 45 questões dos mais variados níveis de dificuldade para enfrentar em apenas uma tarde, o que deixa muitos estudantes apreensivos e ávidos por saber o que cai na prova de matemática. É o que veremos neste post!

Os principais temas cobrados no ENEM em matemática

Quando chega o edital, é uma lista infinita de temas e assuntos a estudar. Mas no dia da prova de matemática do ENEM, apenas alguns deles são abordados e você sente que exatamente aqueles que estudou menos estão por lá para te assombrar.

Não se sinta mal com isso, é perfeitamente normal que nos deparemos com uma questão difícil e de repente tenhamos um bloqueio mental. O negócio é respirar fundo e fazer a memória funcionar. Mas como uma ajudinha é sempre válida, eis os temas que são mais cobrados no ENEM quando se trata de matemática:

Porcentagem

Coisas bobas do dia a dia podem ser resolvidas com porcentagem, assim como cálculos complexos. O aumento dos preços no supermercado, a redução da tarifa de luz, metas financeiras e o retorno sobre um investimento podem ser medidos em porcentagem. Ou seja, é uma área de conhecimento que todos deveríamos dominar.

É por essas e outras que porcentagem é um dos temas mais recorrentes na prova de matemática do ENEM. O intuito é que você saiba calcular rapidamente as variações de determinados cálculos, aplicando multas, juros e taxas, por exemplo.

Estatística e probabilidade

Para deixar a porcentagem um pouco menos assustadora, eles também colocam estatística e probabilidade na prova. Estatística é a área do conhecimento que nos permite coletar, processar e analisar dados, os quais podem ser aplicados a pesquisas e descobrimento de tendências.

Já a probabilidade é um cálculo que permite saber quais as chances de determinado evento acontecer, como você ganhar na loteria ou uma criança nascer com olhos azuis. Esses conhecimentos são vitais para quem pretende ingressar na área de Ciências Biológicas, por exemplo, isso sem falar na Matemática e afins.

Geometria

A geometria é outro campo bastante explorado no ENEM. A matemática divide a geometria em duas grandes áreas: geometria analítica e espacial. Sempre que você precisa calcular a área de um terreno, o volume de uma caixa ou a distância entre duas cidades, está usando a geometria para isso. Para se preparar para o ENEM, não esqueça de ter os dois conceitos bem estruturados em sua mente, pois as fórmulas aplicadas são bastante exigidas na prova.

Trigonometria

A trigonometria trata do estudo dos triângulos, conhecimento que pode ser aplicado na Engenharia, Construção Civil, Arquitetura, Astronomia, entre outros. Para quem não se dá muito bem com os isósceles da vida, o bom é dar uma reforçada nesse conteúdo para a prova de matemática do ENEM. É fundamental que você conheça os ângulos que formam os lados de cada triângulo e saiba realizar cálculos como seno, cosseno, tangente e hipotenusa.

Funções

As funções também fazem parte dos temas mais cobrados no ENEM em matemática. São conteúdos mais complexos e que exigem um bom poder de interpretação, sendo assim, não desvie sua atenção dos estudos neste assunto. As funções são os cálculos realizados com incógnitas, x, y e z e servem para que você descubra variáveis. Elas podem ser simples ou complexas, dependendo do nível exigido na prova.

Questões de matemática do ENEM para você ficar ainda mais craque

Questão 1

(ENEM 2015) Uma pesquisa recente aponta que 8 em cada 10 homens brasileiros dizem cuidar de sua beleza, não apenas de sua higiene pessoal. Outra maneira de representar esse resultado é exibindo o valor percentual dos homens brasileiros que dizem cuidar de sua beleza. Qual é o valor percentual que faz essa representação?

A)    80%

B)    8%

C)    0,8%

D)    0,08%

E)    0,008%

Questão 2

(ENEM 2015) O tampo de vidro de uma mesa quebrou-se e deverá ser substituído por outro que tenha a forma de círculo. O suporte de apoio da mesa tem o formato de um prisma reto, de base em forma de triângulo equilátero com lados medindo 30 cm. Uma loja comercializa cinco tipos de tampos de vidro circulares com cortes já padronizados, cujos raios medem 18 cm, 26 cm, 30 cm, 35 cm e 60 cm. O proprietário da mesa deseja adquirir nessa loja o tampo de menor diâmetro que seja suficiente para cobrir a base superior do suporte da mesa. Considere 1,7 como aproximação para raiz quadrada de 3. O tampo a ser escolhido será aquele cujo raio, em centímetros, é igual a:

A)    18

B)    26

C)    30

D)    35

E)    60

Questão 3

(ENEM 2014) Uma ponte precisa ser dimensionada de forma que possa ter três pontos de sustentação. Sabe-se que a carga máxima suportada pela ponte será de 12 t. O ponto de sustentação central receberá 60% da carga da ponte, e o restante da carga será distribuído igualmente entre os outros dois pontos de sustentação. No caso de carga máxima, as cargas recebidas pelos três pontos de sustentação serão, respectivamente,

A)    1,8 t; 8,4 t; 1,8 t.

B)    3,0 t; 6,0 t; 3,0 t.

C)    2,4 t; 7,2 t; 2,4 t.

D)    3,6 t; 4,8 t; 3,6 t.

E)    4,2 t; 3,6 t; 4,2 t.

Questão 4

(ENEM 2013) Um dos grandes problemas enfrentados nas rodovias brasileiras é o excesso de carga transportada pelos caminhões. Dimensionado para o tráfego dentro dos limites legais de carga, o piso das estradas se deteriora com o peso excessivo dos caminhões. Além disso, o excesso de carga interfere na capacidade de frenagem e no funcionamento da suspensão do veículo, causas frequentes de acidentes.

Ciente dessa responsabilidade e com base na experiência adquirida com pesagens, um caminhoneiro sabe que seu caminhão pode carregar, no máximo, 1 500 telhas ou 1 200 tijolos. Considerando esse caminhão carregado com 900 telhas, quantos tijolos, no máximo, podem ser acrescentados à carga de modo a não ultrapassar a carga máxima do caminhão?

A)    300 tijolos

B)    360 tijolos

C)    400 tijolos

D)    480 tijolos

E)    600 tijolos

Respostas Corretas:

Questão 1: A.

Questão 2: A.

Questão 3: C.

Questão 4: D.

Agora é a hora de você dar seu primeiro passo para o futuro. Se você quer se preparar com eficiência para o Enem, confira o curso para o ENEM da Microlins, com aulas ao vivo para todo o Brasil. 

Veja também: O que estudar de biologia para o ENEM

Veja também: O que estudar de química para o ENEM

Veja também: O que estudar de geografia para o ENEM

Veja também: O que estudar de história para o ENEM

Veja também: O que estudar de português para o ENEM

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu