:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

23 de junho de 2017 • 09h14 • atualizada 23 de junho de 2017
5 práticas infalíveis para você se destacar em uma dinâmica em grupo

5 práticas infalíveis para você se destacar em uma dinâmica em grupo

Entrevista de emprego

Imagine esta situação: abriu uma vaga para o emprego dos seus sonhos. Seu currículo está impecável e preenche todos os requisitos do cargo. Você envia seu currículo para a empresa e uma entrevista é agendada. Depois de uma entrevista de sucesso, você está entre os candidatos escolhidos e passa para a próxima etapa: a dinâmica em grupo. E agora, como ela funciona? Como você deve agir se nunca participou de uma?

Para você não perder a chance de começar sua carreira profissional da melhor maneira possível, a Microlins explica o que é esta importante parte do processo seletivo e dá algumas dicas para você se destacar dos outros candidatos. Confira:

O que é a dinâmica em grupo?

Você pode ter um currículo muito bom e ser ótimo trabalhando sozinho, mas saiba que uma das qualidades mais exigidas pelas empresas é a habilidade de saber trabalhar em equipe e influenciar positivamente um grupo para que consigam buscar um resultado eficaz. A dinâmica de grupo é um teste realizado em seleções de emprego para identificar as pessoas que mais se sobressaem nesses quesitos.

Antigamente, esses testes eram feitos por profissionais de recursos humanos e apresentavam situações fora da realidade como, por exemplo, como o grupo faria para salvar uma pessoa presa em uma ilha deserta. No entanto, as empresas vêm utilizando situações reais nestas dinâmicas, a fim de se aproximar cada vez mais das rotinas do cargo. Desse modo, fica mais fácil conseguir analisar como o candidato se sairia em problemas concretos que podem acontecer no setor.

Com se destacar em uma dinâmica em grupo

Não basta apenas conseguir concluir a tarefa que foi solicitada. Para conseguir chamar a atenção dos recrutadores, é preciso fazer mais. Veja só as dicas da Microlins:

Conheça o cargo e a empresa

Algumas pessoas participam de tantos processos seletivos para diversas empresas ao mesmo tempo que acabam se perdendo entre elas. Então, é bem comum encontrarmos candidatos que comparecem à dinâmica sem nem mesmo se lembrar o nome da empresa ou o cargo a que estão concorrendo. Não seja esse tipo de pessoa!

Sempre faça uma pesquisa prévia sobre as qualidades profissionais que o cargo exige (se busca pessoas mais proativas ou mais analíticas), com o que a empresa trabalha (para ter uma ideia do que a dinâmica pode estar relacionada), em quais valores ela se baseia e como os seus conhecimentos serão necessários para a vaga. Tendo em mente tudo isso, você pode prever como será a atividade e no que os recrutadores vão prestar atenção nas pessoas.

Participe da dinâmica

Pode soar meio óbvio, mas muitas pessoas são descartadas por simplesmente não participarem da dinâmica, e isso acontece com mais frequência que você imagina. Este tipo de atitude tem duas vias: o candidato pode ser visto como arrogante ou tímido demais. De qualquer jeito, esses dois comportamentos não são valorizados pelos recrutadores.

Por mais simples que a dinâmica seja, menosprezar seus concorrentes ou as técnicas que a empresa utiliza para escolher os funcionários nunca será uma boa ideia. Mas se você é um pouco introvertido, também não pode deixar a oportunidade passar só por isso. Se quiser saber como agir nesse caso, confira o post sobre como minimizar a timidez em entrevistas de emprego.

Saiba se comunicar bem

Não importa para qual cargo você está concorrendo: saber se comunicar bem é uma das qualidades mais procuradas pelas empresas. Isso porque saber conversar e explorar todas as qualidades de oratória é fundamental para empresas que buscam profissionais capazes de negociar e influenciar positivamente clientes e outros funcionários.

Quando for conversar com o recrutador e os seus concorrentes, é importante que você demonstre confiança nos seus argumentos e tome muito cuidado com a sua linguagem corporal: mantenha uma boa postura, direcione sempre o olhar para a pessoa com quem estiver conversando e evite gesticular demais para não parecer muito nervoso. Veja aqui mais outras dicas de como usar a linguagem corporal em uma entrevista de emprego.

Respeite as pessoas à sua volta

É comum, em algum momento da dinâmica, surgirem discussões sobre temas polêmicos ou que têm grande apelo popular. Fique atento e não caia nessa! Estes debates são instigados de propósito justamente para que os recrutadores consigam analisar como você lida com opiniões diferentes das suas ou em situações em que os nervos ficam mais à flor da pele.

Cada vez mais, as empresas estão evitando pessoas que não saibam lidar com diferenças ou que têm algum tipo de preconceito escancarado. Por isso, não tente impor o que você pensa em pessoas que você acabou de conhecer: procure manter a tranquilidade em um debate, demonstrar suas convicções sem desrespeitar e, principalmente, esteja aberto a ouvir o que as outras pessoas têm a dizer.

Seja (um pouco) ousado

Esse último tópico pode ser a chave de ouro para você sair da dinâmica como o melhor candidato para a vaga. Claro que é preciso ter confiança e usar esse recurso com cuidado para não parecer que você está fingindo ser uma pessoa que não é, mas a ousadia em casos pontuais é considerada uma qualidade por muitos recrutadores.

Proponha ideias inovadoras mesmo que elas possam ser descartadas e faça perguntas que estimulem o raciocínio e o debate do grupo. Essas características são comuns em pessoas que têm a liderança como qualidade. Você não precisa ser o líder do seu grupo na atividade, mas é importante ter destaque suficiente para fazer com que as pessoas sempre apreciem o que você tem a dizer.

E aí, está mais preparado agora para participar de qualquer dinâmica em grupo? A Microlins quer ver você crescer na sua vida profissional. Se quiser saber mais sobre dicas de entrevista de emprego e currículos, acesse nosso blog!

Veja também Frases que você NÃO deve falar em uma entrevista de emprego

Veja também Conheça as principais pegadinhas nas entrevistas de emprego

Veja também Como fazer um currículo quando não se tem experiência profissional?

Venha para a Microlins!

Quer estar ainda mais preparado para o mercado de trabalho? A Microlins pode ajudar você nessa jornada rumo ao sucesso profissional. Conheça os cursos da Microlins. Estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu