:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

30 de agosto de 2016 • 11h19 • atualizada 30 de agosto de 2016
Entrevista de Emprego: Linguagem Corporal

Entrevista de Emprego: Linguagem Corporal

Entrevista de emprego

Seja de forma consciente ou inconsciente, nossas posturas corporais podem ser responsáveis por influenciar as impressões que passamos para outra pessoa. Em uma entrevista de emprego, analisar a linguagem corporal é um dos requisitos que o recrutador utiliza para entender um pouco mais sobre sua personalidade, suas sensações ou seu interesse na vaga em questão.

Por isso, dependendo do jeito que você se mostra, pode transmitir ideias inadequadas. A boa notícia é que é possível evitar recados inconscientes negativos sem sacrificar espontaneidade. Para você não causar má impressões na sua próxima entrevista de emprego, a Microlins dá algumas dicas de como se apresentar da melhor forma:

A importância da linguagem corporal na entrevista de emprego

Além do seu currículo e da maneira como irá responder as questões indagadas pelo entrevistador, a linguagem corporal na entrevista de emprego pode mostrar muito sobre uma pessoas. Siga essas dicas:

  1. O cumprimento deve partir do entrevistador e deve ser feito com um aperto de mão firme da sua parte, acompanhado de um sorriso sem ser forçado.
  2. Não há jeito melhor para transmitir confiança a um potencial empregador do que manter uma boa postura, com cabeça erguida e ombros retos.
  3. Evite muita rigidez durante a entrevista. Manter-se muito parado passa a impressão de falta de competência e controle, por isso se movimente um pouco, em especial para enfatizar pontos importantes.
  4. Mantenha-se levemente inclinado para frente, assim passará a imagem de alguém atento e interessado em seu interlocutor.
  5. Balançar a perna ou bater o pé no chão caracteriza inquietação e agitação, além de passar certo aborrecimento ou pressa. Evite fazer isso.
  6. Gesticule, mas sem exagero, pois movimentos em excesso estão intimamente ligados a personalidades nervosas e inseguras.
  7. Outra linguagem corporal na entrevista de emprego que são sinônimos de timidez, insegurança e nervosismo: mexer no cabelo, roer as unhas, brincar com a caneta ou outro objeto que tenha em mãos. O melhor é manter as mãos abertas sobre o colo, repousadas sobre os joelhos ou sobre a mesa, demonstrando sinal de sinceridade e transparência.
  8. Os olhos são o espelho da alma. Ao manter contato visual com o entrevistador, você passará a imagem de alguém seguro, mas não encare demais para não deixar o interlocutor se sentindo ameaçado.
  9. Caso seja entrevistado por mais de uma pessoa, tenha o cuidado de direcionar seu olhar para todas, distribuindo-o de forma equilibrada. Mesmo que apenas um deles seja mais inquiridor e coloque mais questões, é importante que você dispense olhares para todos os presentes.
  10. Manter a cabeça erguida! Olhar para baixo enquanto fala demonstra timidez e insegurança, e o mais provável é que o entrevistador não perceba o que você realmente quer dizer.
  11. Uma linguagem corporal na entrevista de emprego que é intolerável é olhar para o relógio. Isso denuncia pressa ou impaciência da sua parte. Pode ser interpretada também como uma tentativa de fuga de uma situação desagradável, por isso não se boicote fixando-se no tempo.
  12. Um rosto sorridente desperta muito mais simpatia do que uma expressão muito séria. Ao sorrir, você transmite um sentimento positivo, já que o sorriso é uma característica de pessoas otimistas e entusiasmadas.
  13. Tenha cuidado com o seu tom de voz, para não parecer entusiasmado ou desanimado demais. Apresente-se em um tom calmo, falando sempre devagar para ser bem entendido.

O caminho para o sucesso

Ao se expressar corretamente, suas chances conquistar uma vaga de emprego aumentam. Confira as dicas sobre entrevista de emprego no site e esteja preparado para o mercado de trabalho. Com a Microlins você fica pronto para vencer! Cadastre-se no site e ganhe 3 aulas de uma das qualificações Microlins.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu