:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

25 de janeiro de 2019 • 11h28 • atualizada 25 de janeiro de 2019
4 dicas para não se sentir esgotado ao estudar

4 dicas para não se sentir esgotado ao estudar

Estudos

Estudar requer bastante dedicação e concentração, mas às vezes o esforço pode ser um pouquinho desgastante, e é natural sentir-se cansado. Esgotamento, fadiga ou exaustão são alguns nomes dessa sensação que muitos estudantes costumam sentir. Mas você sabia que é possível evitar essa situação? Nós separamos algumas dicas simples que podem ser o pulo do gato e garantir horários de estudo mais produtivos para você. Acompanhe!

Planeje a sua rotina

O primeiro passo para não se sentir esgotado ao estudar é organizar uma rotina de estudos eficiente. O hábito de planejar um cronograma semanal garante que você dê conta de todo o conteúdo necessário e, aos poucos, também conquiste metas mensais e vá riscando cada vez mais assuntos que você precisa ter na ponta da língua.

Para isso, a sugestão é investir em uma agenda, caderno, apps ou plataformas que se adequem às suas necessidades e que permitam o controle eficiente da sua rotina - você pode conferir nossa lista de aplicativos para organizar as tarefas do dia a dia. Muitas vezes, a sensação de cansaço vem também do sentimento de ansiedade causado pelo descontrole diante dos inúmeros conteúdos que precisam ser estudados e, por isso, anotar seus afazeres ajuda a tirá-los da sua cabeça e trazer mais tranquilidade.

Essa também é uma ótima oportunidade para que você possa olhar todas as suas tarefas ao mesmo tempo e distribuí-las de acordo com a sua rotina. Outra dica é aproveitar o momento para perceber quantas horas por dia você tem para se dedicar aos estudos, além daquelas que você passa assistindo às aulas na escola ou cursinho, trabalhando ou mesmo em compromissos diários. Assim, você terá uma base concreta de quanto tempo você pode despender para o estudo e irá distribuir as matérias de maneira coerente - e nada de tentar estudar três módulos de conteúdos diferentes em menos de duas horas, certo?

Cuidado com as suas horas de sono e sua alimentação

Ser produtivo nos estudos é uma missão impossível se você não estiver fisicamente preparado! A sua rotina pode ser intensa, a matéria pode estar acumulada ou os prazos, apertados, mas sem uma boa noite de sono é muito difícil render e manter o foco durante as leituras e exercícios. Por isso, crie o hábito de sempre ir se deitar no mesmo horário, dormindo a quantidade de horas ideais para que você esteja descansado e disposto para encarar os livros no dia seguinte.

A dica também vale para a alimentação. Pular uma refeição ou comer com pressa excessiva para estudar um pouquinho mais pode não ser uma ideia tão boa. Uma dieta saudável e equilibrada é a chave para manter a saúde e, consequentemente, evitar doenças ou outras complicações. Optar por alimentos leves também é uma ótima opção, já que refeições mais pesadas, como frituras, podem ser indigestas e deixá-lo indisposto. Além disso, essa atenção positiva à alimentação evita que você desenvolva outros hábitos ruins, como comer de maneira excessiva, por exemplo.

Faça uso das pausas durante o estudo

Parece que passar o dia todinho estudando é a chave para conseguir a nota desejada naquela prova tão difícil, certo? Errado! Ao longo da rotina de estudos é essencial separar pequenos intervalos para descansar um pouquinho, evitando a exaustão. Após uma hora de leitura você pode relaxar durante dez minutos, fazendo alongamentos ou uma pausa para um lanchinho e, na sequência, você pode elaborar cartões de resumo e revisar o conteúdo durante mais uma hora, sem distrações.

Intervalos pequenos são momentos interessantes para que o seu corpo e a sua mente encontrem um tempinho para descansar e recarregar as energias, voltando aos estudos ainda mais focado e bem-disposto. No entanto, é necessário disciplina. Evite intervalos muito longos, já que eles podem te dispersar e não permitir que você se concentre ao se sentar para estudar novamente. O mesmo vale para as redes sociais, que podem te distrair em excesso, ou mesmo aquele pequeno cochilo, que pode se estender para um tempo maior do que o imaginado.

Afaste-se das distrações

Estudar seguindo um ritmo constante e valorizando as pequenas pausas ao longo do tempo é uma ótima opção para ser produtivo e fixar uma quantidade grande de informações. Porém, para isso também é essencial manter-se afastado das distrações e focar toda a atenção nos momentos de estudo. Em muitas situações, o esgotamento ao estudar pode estar relacionado à frustração ocasionada pelos momentos que podem distrair e, consequentemente, afastar dos livros.

Nesse caso, há uma série de dicas simples e efetivas para ajudar! A primeira delas é evitar que o celular e as redes sociais atrapalhem sua concentração. Deixe o celular no modo silencioso e desligue as notificações das redes sociais. Caso a tentação seja muito grande, você também pode deixá-lo em outro cômodo ou dentro de uma gaveta. Já para quem utiliza o computador para os estudos, é bacana pesquisar um pouquinho e optar pelos inúmeros apps que bloqueiam o acesso às redes sociais durante um determinado período de tempo.

Para os estudantes que costumam estudar em casa, vale avisar os familiares e pedir sua compreensão, frisando que você só deve ser interrompido em determinadas situações importantes, por exemplo. Uma sugestão bacana é sempre optar por manter um cantinho de estudos organizado e em um local silencioso. Também vale apostar em uma “troca de ares” e estudar em uma biblioteca próxima ou em um café tranquilo.

E aí, curtiu nossas dicas? Aproveite o comecinho do ano para organizar o seu cronograma de estudos e colocar as sugestões em prática! Confira ainda algumas técnicas para aprender mais rápido e, se você pretende prestar algum concurso público em 2019, não deixe de ler também as técnicas para a memorização de conteúdo.

Capacite-se na Microlins!

Conhecimento transforma o mundo! Os cursos da Microlins ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure a unidade mais próxima e prepare-se para ir além.

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu