:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

07 de fevereiro de 2019 • 10h22 • atualizada 07 de fevereiro de 2019
Como se tornar um programador de games?

Como se tornar um programador de games?

Games

Em primeiro lugar é preciso estudar bastante! Não basta apenas ser um fã de jogos para conseguir trabalhar na área. Saiba que a criação de games é um processo complexo que pede ao profissional uma formação em habilidades diversas, como:

Design

O conhecimento em design vai te ajudar muito no momento de programar o jogo e projetar os vetores dos cenários e dos personagens, por exemplo. Além disso, um bom visual contribui para melhorar a jogabilidade e chamar a atenção dos jogadores. Assim, por mais que o desenvolvedor não trabalhe diretamente com a criação de arte, é essencial que ele domine softwares como o CorelDraw e o Photoshop.

Programação

A programação diz respeito a toda a estruturação do game: colocando os elementos gráficos e projetando os caminhos que o jogador seguirá. Por isso, você precisa aprender as principais linguagens utilizadas na área, como o Flash, opção ideal para os iniciantes.

Outras habilidades

Além dos conhecimentos em design e em programação de computadores, há outras formações que ajudam a incrementar o currículo do profissional de desenvolvimento de games, como:

Storytelling

games que possuem a mesma profundidade narrativa de um filme, contando histórias bem elaboradas! Roteirizar uma obra complexa e com vários caminhos pode ser uma fórmula de sucesso. Mesmo que você produza um jogo mais simples, é fundamental conseguir escrever com clareza todos os processos da programação.

Comunicação

No mercado independente, é comum que o desenvolvedor realize outras funções durante a criação do jogo. Pensar na recepção do público é uma delas! Se você entender de marketing e de publicidade, conseguirá formular um produto que seja chamativo para os jogadores, conquistando um mercado maior para o seu game.

Vivência com games

Para se dar bem em qualquer carreira, é fundamental que você tenha uma certa vivência no assunto. E na área de games, isso não é diferente! Por isso:

Conheça a história dos games

Pesquise sobre a história dos games e dos consoles, conhecendo as correntes criativas e os principais estilos. Isso vai te ajudar a ver o que os profissionais já fizeram até aqui, dando referências para suas próprias criações.

Jogue

Além do conhecimento teórico, acumule uma vivência como consumidor! Jogue bastante, os mais variados games de diversos gêneros e estilos. Alterne as plataformas, jogando no videogame, no smartphone e nos principais consoles.

Acompanhe as novidades

Fique por dentro das tendências que estão rolando no mundo dos games, seguindo as principais marcas e figuras públicas na internet. Além disso, procure acompanhar a cobertura das grandes feiras e congressos que acontecem em centros como Japão, EUA e Europa.

Pratique!

Use tudo o que você aprendeu nos estudos de programação e criação de jogos! Faça seus próprios joguinhos em casa, por mais que eles sejam bem simples no começo. Com o tempo você vai pegando o jeito e pode programar roteiros mais complexos.

Outras dicas

Veja outras dicas para te ajudar a entrar no mundo da criação de jogos:

Esteja disposto a aprender

Surgiu uma nova linguagem de programação no mercado? Aprenda! Os desenvolvedores mais famosos encontraram um jeito de fazer certo trabalho com mais facilidade? Busque o máximo de informações possíveis! A área de criação de games é muito volátil e sempre estão surgindo novas tecnologias que alteram a maneira de trabalhar.

Mantenha-se em contato com outros criadores

É importante criar uma rede de contatos com outros profissionais na área, não apenas para buscar indicações de emprego, mas também para conversar sobre as principais tendências e saber o que as outras pessoas estão fazendo para aprimorar o trabalho no setor.

Conheça o curso de criação de games da Microlins!

A Microlins oferece um curso completo para quem deseja se lançar na área de criação de games. Os módulos trabalham com um ensino avançado do CorelDraw e do Photoshop, ferramentas essenciais para a edição de imagens e para a criação de elementos gráficos, como cenários e personagens.

Na parte de programação de computadores, o curso possui módulos focados na linguagem Flash, essencial para você trabalhar aplicações com vetorização e com movimentos. Acesse o link e confira mais:

Curso programador de games

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Veja a unidade mais próxima e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo. Estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu