:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

09 de setembro de 2016 • 14h41 • atualizada 09 de setembro de 2016
Guia de Profissão: Profissional em logística

Guia de Profissão: Profissional em logística

Guia de profissão

Se você der uma olhadinha no dicionário, vai ver que o termo “logística” significa “organização e gestão de meios e materiais na execução de uma ação, atividade ou evento”. Pois bem, o conceito de logística começou dentro de outra área, a administração, e se traduz em uma atividade bastante similar ao descrito nessa citação.

De fato, a Logística é o departamento responsável pela gestão das mercadorias, insumos e ou materiais envolvidos em um processo de uma determinada empresa. Aliás, nem só da gestão operacional vive um profissional desta área. Ele também precisa aprimorar estes processos e estar em permanente busca de novas soluções para os problemas e necessidades que surgem com o passar do tempo.

O que um profissional em logística faz?

Quem escolhe trabalhar com logística precisa ser capaz de executar e melhorar processos de armazenamento, transporte, compras, entrega e distribuição de produtos. E há muito trabalho no campo, aliás, praticamente todos os setores precisam de técnicos - e auxiliares - que administrem seus recursos. No geral, as atividades são:

  • Controlar a separação, organização e envio de materiais para que cheguem no prazo ao destinatário;
  • Pedir e criar orçamentos para empresas que façam fretes ou outros serviços dedicados ao envio de materiais - motoboys, correios, etc;
  • Controlar a emissão de notas de envio e recebimento de produtos;
  • Checar e registrar o estoque de uma empresa, as entradas e saídas de materiais;
  • Manter as equipes de armazenagem e de transporte funcionando de acordo com os pedidos e necessidades;
  • Criar roteiros de distribuição para orientar os responsáveis pelas entregas, tais como motoristas e freteiros;
  • Manter o controle sobre o deslocamento de materiais e produtos, sempre na busca de minimizar danos - tanto ao produto como à infraestrutura utilizada na operação;
  • Acompanhamento de relatórios de perdas e danos.

Normalmente, a logística não chega a agregar valor ao produto, ou pelo menos não de forma direta. De fato, um dos principais objetivos da atividade é manter os processos funcionando perfeitamente - e buscar permanentes melhorias - para que se reduzam os custos operacionais da gestão de um estoque e do transporte dos insumos.

A atividade diária de um profissional em logística precisa reduzir custos e eliminar atrasos nas entregas. O dia a dia e permanente contato e repetição dos processos também habilitam este profissional a sugerir modificações sutis, mas de grande efeito em cadeias produtivas. Por exemplo, sugerir a modificação de embalagens ou mesmo na forma como se agrupam determinados produtos para facilitar o manuseio.

Como é o mercado de trabalho?

Como em qualquer profissão, pode haver variações, dependendo do setor onde se trabalha, da região e do porte da empresa. Já que se trata de um profissional que pode trabalhar com operações, produção, distribuição, entre outras atividades, o mercado está permanentemente absorvendo novos especialistas, técnicos e auxiliares. Principalmente no setor de prestação de serviços e comércio, encontramos grandes oportunidades.

Quanto ganha um profissional de logística?

Segundo a Catho, um auxiliar de logística pode iniciar a profissão com salários ao redor dos R$ 1,5 mil para os recém contratados. Já um coordenador pode ter rendimentos na ordem na base de R$ 4 mil reais.

Me interessei...mas como começo?

É importante que você tenha flexibilidade horária e saiba trabalhar em equipe. Não é raro que um profissional deste campo precise viajar bastante, ter conhecimentos em inglês e também certo domínio de informática para saber usar as ferramentas de controle, como softwares de gestão de estoque, por exemplo.

A Microlins desenvolveu o curso de Logística, para que você atue com estas novas vertentes da profissão e seus processos. Por meio de uma metodologia baseada na teoria e na prática, você terá habilidades e conhecimento sobre transporte, estoque, compras, armazenamento e embalagens. Além disso, também aprenderá a escolher os sistemas que facilitarão o transporte e o armazenamento de produtos, priorizando sempre a economia e a segurança do serviço desempenhado.

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça o curso de Logística e inicie sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu