:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

19 de maio de 2016 • 13h30 • atualizada 19 de maio de 2016
Guia de profissão: Hotelaria e Turismo

Guia de profissão: Hotelaria e Turismo

Guia de profissão

O ano de 2016 está previsto para ser um dos mais fortes de turismo no Brasil. Depois do sucesso da Copa do Mundo no setor hoteleiro, as Olimpíadas no Rio de Janeiro prometem repetir o feito: estima-se que até 500 mil pessoas estão sendo esperadas nas cidades-sede, entre atletas, equipes técnicas, profissionais de imprensa e turistas. Além disso, o país sedia anualmente diversos workshops, feiras, festas e eventos por todo o país, gerando empregos temporários e várias oportunidades efetivas.

A qualidade do serviço no turismo e rede hoteleira depende de profissionais capacitados que sejam responsáveis por proporcionar uma experiência inesquecível para o turista. Por isso, qualidades como proatividade, disciplina, facilidade para atuar em equipe e se relacionar com públicos diversificados são essenciais para um atendimento correto. Mas afinal, quais são as principais atividades de um profissional de hotelaria e turismo?

O que um profissional de hotelaria e turismo faz?

O profissional de hotelaria e turismo é o responsável pelo atendimento, hospitalidade e bem-estar de turistas ou hóspedes que estão utilizando os serviços do estabelecimento. Isto quer dizer que ele pode atuar em vários setores disponíveis nas instalações da empresa, tanto nos setores administrativos e de lazer quanto no de hospedagens e recepção.

Por isso, é fundamental saber os princípios de hospitalidade e ter conhecimento de todos os ramos de atividades presentes em um estabelecimento que receba pessoas, já que o profissional pode gerenciar diferentes departamentos e setores de um mesmo local. Por lidar diariamente com pessoas, também é indispensável ter paciência, bom humor e interesse em ajudar. É interessante ter conhecimentos em línguas estrangeiras como o inglês e espanhol, para o contato adequado com pessoas de outros países.

Uma das vantagens de trabalhar com hotelaria é a oportunidade de aprendizagem pessoal por meio do contato com pessoas de diferentes perfis e de locais variados do país e do mundo. Conhecer um pouco de outras culturas, além de aprimorar a fluência nos idiomas estrangeiros, faz do profissional de hotelaria e turismo uma pessoa com experiências adquiridas diariamente na prática das atividades.

Onde um profissional de hotelaria e turismo pode trabalhar?

É possível trabalhar em todas as empresas que dispõem de hospedagens como hotéis, resorts e pousadas; day use como parques temáticos e spas; ou que ofereçam outros tipos de serviços como restaurantes, eventos, consultorias ou hotelaria hospitalar.

Apesar de a área ter várias opções abrangentes de trabalho, o setor vai além:  bancos, agências de turismo, companhias aéreas, parques, cruzeiros marítimos, shoppings e até laboratórios clínicos. Porém, com o foco nos jogos olímpicos deste ano, o setor que mais pode ocorrer alta é o da rede hoteleira, um dos que mais emprega no Brasil.

Desde 2005, o número de colaboradores de hotelaria e turismo com carteira assinada subiu de 3,1 milhões para 8,5 milhões. Pesquisas revelam que até 2020 serão empregados R$ 12,8 bilhões na área, o que proporcionará um aumento significativo do número de vagas. A estimativa é que mais de 100 mil oportunidades de emprego diretas sejam criadas.

Me interessei...mas por onde começo?

A Microlins quer te transformar em um profissional completo no setor de hotelaria e turismo. Por isso, disponibilizamos o curso de Hotelaria e Turismo + Informática e Hotelaria e Turismo + Gestão empresarial.

Hotelaria e Turismo + Informática

Neste curso de 12 meses divididos em 13 módulos, a Microlins vai te deixar pronto para atuar e utilizar todos os sistemas de gerenciamento existentes no dia a dia dos profissionais do setor. Você conhecerá todos os tipos de hospedagens, serviços e acomodações. Dominará a comunicação em hotelaria e turismo, os trâmites sobre reserva, recepção, entre outros tópicos. Além disso, terá o conhecimento necessário sobre informática, o que auxiliará você na utilização dos softwares de gerenciamento presentes nos hotéis.

Hotelaria e Turismo + Gestão Empresarial

Este curso de 12 meses e 6 módulos busca alinhar as atividades do setor hoteleiro com a sua capacidade de se tornar um gestor empresarial de sucesso. Você aprenderá tudo sobre as rotinas administrativas, desde as atividades pertencentes ao departamento de recursos humanos até as questões pertinentes à contabilidade, além de ter conhecimentos em crédito e cobrança e vendas.

Com o Projeto Dinâmica, que pretende acabar com o problema da sua falta de tempo para estudar, você poderá estudar e se profissionalizar na hora que for mais conveniente. Essa flexibilidade de horário não afetará a qualidade do ensino, pois a Microlins conta com professores qualificados, experientes e que auxiliarão no seu crescimento intelectual e profissional.

Se interessou? A Microlins te ajuda a tornar-se um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos de Hotelaria e Turismo e inicie sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu