:) BLOG

FIQUE POR DENTRO DE TUDO O QUE ACONTECE NA MICROLINS E PELO MUNDO

06 de dezembro de 2018 • 17h10 • atualizada 06 de dezembro de 2018
5 dicas para melhorar sua apresentação de Powerpoint

5 dicas para melhorar sua apresentação de Powerpoint

Informática

Seja nos estudos ou na vida profissional, é cada vez mais importante ter conhecimento em programas como os do pacote Office. Uma boa apresentação depende de diversos aspectos, sendo um deles uma boa organização dos slides do Powerpoint. Nem sempre é fácil encontrar as melhores soluções para sintetizar e apresentar as informações necessárias, por isso trouxemos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. Veja:

Cuidado com as informações

Uma apresentação necessita ser bem elaborada e planejada. O excesso de informações em um mesmo slide pode gerar dúvidas para quem assiste e até mesmo para quem apresenta. O objetivo das apresentações de Powerpoint é servir de suporte para expor ideias e dados. O ideal é dispor os slides com tópicos bem objetivos, que ajudem a entender e, principalmente, sirvam como guia da apresentação em si. Um slide muito carregado pode tirar a atenção da fala, fato que não é favorável ao apresentador.

Escolha um bom layout

Assim como o texto, o design dos slides é essencial para uma boa apresentação. Para entender a importância desse elemento, um bom layout pode atrair ou tirar toda a atenção dos espectadores. O Powerpoint dispõe de diferentes tipos de design, além  de dar a oportunidade de criar o seu próprio por meio das ferramentas existentes no programa.

Use o tamanho adequado das fontes

É comum se deparar com apresentações nas quais é difícil identificar o que está escrito devido ao tamanho das fontes. A diferença de proporção da tela do computador para um datashow é enorme; atente a isso antes de montar os slides. Recomenda-se o uso de fontes em tamanho próximo ou superior a 30pt, dependendo também do tipo de fonte, que pode variar das mais finas até as mais grossas. É um aspecto que deve ser conciliado com o design da apresentação.

Aposte em gráficos e tabelas

É claro que nem todas as apresentações necessitam ou conseguem ser expressas em gráficos e tabelas, mas sempre que possível, utilize-os. Uma boa apresentação depende de dinamismo ao longo de sua duração. Esses elementos podem te ajudar a mostrar mais facilmente os dados que precisam ser apresentados, de modo que fiquem expostos com um bom visual. É possível criá-los no próprio programa e até mesmo exportá-los do Excel.

Mantenha um padrão

A padronização da apresentação pode influenciar fortemente o entendimento das pessoas em relação às suas falas. Além da linha visual, é essencial que os slides estejam seguindo um padrão agradável e que façam sentido de acordo com as informações que estão sendo utilizadas. Padronize os slides com informações, os de transição, os que contêm imagens, e assim por diante.

Não há como negar a importância de uma apresentação bem trabalhada. É verdade que os slides não são a principal parte de uma apresentação, mas são grandes influenciadores de como ela ocorre e, principalmente, de como chama a atenção de quem a assiste.

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

5 aplicativos para organizar suas tarefas do dia

Funções do pacote Office que o tornam essencial para o mercado de trabalho

7 grandes benefícios dos cursos profissionalizantes

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo. Estamos esperando por você!

COMENTÁRIOS

ESCOLAS

Procure a Escola Microlins mais perto de você!
©Microlins Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu